Os dois últimos campeões nacionais se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h50, no estádio do Maracanã, pela 14.ª rodada do Campeonato Brasileiro, e vivem situações opostas. Em ascensão, o Corinthians, no G4, sonha com o título e quer se manter firme na perseguição ao líder Cruzeiro. Já o Fluminense está imerso em uma crise mesmo após a troca de Abel Braga por Vanderlei Luxemburgo – o time só conquistou uma vitória nos últimos nove jogos, o que explica o 14.º lugar na tabela de classificação.

continua após a publicidade

Tite está em vantagem em relação a Luxemburgo. Apesar de não contar com o peruano Guerrero, o técnico consegue poupar Danilo, que ficará no banco de reservas, e dar nova chance e ritmo de jogo a Renato Augusto. O trio de atacantes que derrotou o Vitória está mantido: Romarinho, Alexandre Pato e Emerson.

Essas duas mudanças implicam em uma mudança significativa de jogo. O Corinthians tende a se tornar um time que cadencia menos o jogo para usar a velocidade. Renato Augusto é mais rápido e chega mais ao ataque que Danilo. E Alexandre Pato é uma arma melhor para puxar um contra-ataque do que Guerrero, que defende a seleção peruana em amistoso na Coreia do Sul.

No último treino antes da partida, Tite posicionou Renato Augusto centralizado no meio de campo. E ele tinha obrigação de carregar pouco a bola e lançar para Alexandre Pato, o atacante mais enfiado do time. Outra jogada testada: lançamentos longos para Romarinho, na direita, ou Emerson, na esquerda. Guilherme foi um dos que mais treinaram esse fundamento.

continua após a publicidade

Jogar com velocidade pelas laterais do adversário pode ser uma boa saída para o Corinthians buscar a vitória porque o Fluminense não terá seus dois titulares da posição. Carlinhos, está suspenso, e Jean, na seleção brasileira. “Precisamos nos adaptar aos jogadores que entram, como o Renato Augusto, tentar ficar com a bola, mas sem tirar a correria dos atacantes. E compactar nosso time no campo do adversário”, disse o lateral-esquerdo Fábio Santos.

Se quiser continuar brigando na parte de cima da tabela de classificação, o Corinthians precisa vencer o Fluminense porque caso o contrário dificilmente o time, com 21 pontos, não será ultrapassado. Há um pelotão de equipes logo atrás com 20 ou 19 pontos.

continua após a publicidade

O desafio é por fim a uma oscilação no campeonato. O time de Tite alterna bons jogos como foi contra o Grêmio, Criciúma e Vitória com partidas ruins, como no clássico contra Santos e São Paulo. Apesar disso, Tite vê essa sequência como positiva.

Para Fábio Santos, um empate não pode ser desprezado. Segundo ele, o time já ganhou do Vitória e vai enfrentar o Coritiba, no domingo, em casa. A meta, segundo ele, seria conquistar sete pontos nesses três jogos. “É importante somar o maior número de pontos e ficarmos no pelotão de frente”, disse o lateral-esquerdo.