Com um time formado por reservas, o Corinthians foi derrotado por 2 a 0 pelo América-RN em seu último jogo pelo Campeonato Brasileiro da Série B. O resultado manteve o time de Natal na segunda divisão – Marília e Criciúma foram rebaixados neste sábado para a Série C, ao lado de Gama e CRB.

A derrota encerrou uma série de 20 partidas de invencibilidade do Corinthians, que conheceu o seu terceiro revés na competição. O time de Parque São Jorge terminou o campeonato com 85 pontos e disputará a Série A em 2009 ao lado de Santo André (vice-campeão, com 68), Avaí e Barueri.

O técnico Mano Menezes deu férias no início da semana para os titulares e mais cinco reservas. Com isso, ele ofereceu uma oportunidade para os “encostados” e alguns jogadores da base. O desentrosamento natural dos jogadores corintianos facilitou a vida o América, que precisava da vitória para não ser rebaixado.

Diante do Machadão lotado, o América começou na pressão e encontrou o gol logo aos cinco minutos. O veterano Souza cobrou falta e levantou a bola na área alvinegra. O zagueiro Alves errou ao tentar cortar a bola e desviou para as próprias redes. O goleiro Rafael até pulou, mas não teve como impedir o gol potiguar.

Mesmo desentrosado, o Corinthians criou boas oportunidades para empatar ainda no primeiro tempo. Na melhor delas, o atacante Bebeto ficou cara a cara com o goleiro do América, mas chutou sobre o seu corpo. Otacílio Neto e Diogo foram outros que levaram perigo ao chutarem de longa distância.

Mas o Corinthians não estava num bom dia e não foi capaz de evitar sua primeira derrota para o América na história. E o time potiguar ainda chegou ao segundo gol aos 48 do segundo tempo. O goleiro Rafael derrubou Max dentro da área e Simon assinalou pênalti. Aloísio não perdeu a chance e encerrou o marcador.

Agora, todo o elenco do Corinthians entra de férias. A diretoria, por sua vez, continuará o trabalho para formar o time para o Paulistão de 2009.

Ficha Técnica:

América-RN 2 x 0 Corinthians

América-RN – Fabiano; Maizena, Robson (Thiago Messias), Gonçalves e Vandinho; Júlio Terceiro, Luís Maranhão, Saulo e Souza (Aloísio); Cascata (Fábio Neves) e Max. Técnico: Ruy Scarpino.

Corinthians – Rafael; Denis (Marcel), Alves, Diego e Almeida; Nilton, Perdigão, Diogo (Rafinha) e Eduardo Ramos; Otacílio Neto e Bebeto (Careca). Técnico: Mano Menezes.

Gols – Alves (contra), aos 5 minutos do primeiro tempo; Aloísio, aos 48 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos – Luis Maranhão, Cascata e Aloísio (América-RN); Almeida e Diogo (Corinthians).

Árbitro – Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS).

Renda e público – Não disponíveis.

Local – Estádio Machadão, em Natal (RN).