O último documento da Prefeitura de São Paulo que o Corinthians precisava para iniciar as obras de seu futuro estádio, em Itaquera, na zona leste da capital paulista, foi emitido no sábado pelo Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Cades).

continua após a publicidade

Em despacho publicado no Diário Oficial do último sábado, o governo aprovou o Relatório de Impacto de Vizinhança (Rivi) apresentado pelo clube há duas semanas, logo após a Secretaria Municipal de Transportes ter emitido a licença da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para o empreendimento.

No despacho, a Prefeitura de São Paulo também já definiu uma “agenda ambiental” que deve ser cumprida pelo clube no decorrer das obras, as regras de acessibilidade e a compensação para o meio ambiente.

O clube diz agora que pode iniciar as obras enquanto prepara os novos documentos pedidos pelo Cades para minimizar o impacto sonoro do futuro estádio. Os mesmos devem ser entregues em até 180 dias.

continua após a publicidade

No último dia 29 de abril, sob pressão do governo federal por estar com as obras atrasadas para a Copa de 2014, a prefeitura paulistana já havia emitido uma licença que autorizava o Corinthians a iniciar as obras do seu estádio. Porém, para conseguir a licença final, o clube ainda precisava cumprir as determinações da certidão emitida pela CET.