O primeiro reforço do Corinthians para 2015 chegará a São Paulo na noite desta terça-feira e na quarta fará exames médicos e assinará contrato por quatro anos. É o atacante colombiano John Stiven Mendoza, de 22 anos, que nos últimos três meses foi companheiro de Elano no Chennaiyin, time da Índia que é dirigido pelo italiano Marco Materazzi (campeão mundial em 2006).

continua após a publicidade

Mendoza chega de graça porque seu vínculo com o clube indiano termina este mês – o campeonato, em sua primeira edição, tem apenas oito equipes e três meses de duração. Na Índia ele recebia US$ 45 mil (R$ 120 mil) por mês e o valor do salário também facilitou a negociação.

O atacante jogou na seleção colombiana sub-17 e sub-20 e agora luta para recuperar o tempo perdido e chegar à equipe principal. Sua carreira foi atrasada por um litígio com o Envigado (que era dono de seus direitos econômicos), que só chegou ao fim em setembro, quando ele conseguiu a carta de liberdade com o apoio da Fifa.

Em agosto ele passou uma semana treinando no Parma, mas não pôde ser contratado porque o imbróglio com seu clube na Colômbia não chegou ao fim antes do fechamento da janela de transferências internacionais.

continua após a publicidade

Mendoza terá menos de um mês para convencer que pode ser titular no começo da próxima temporada. Com a possível saída de Malcom, a vaga ao lado do peruano Guerrero está aberta e a pré-temporada pelos Estados Unidos vai definir a nova dupla ofensiva do time.

E o novo reforço vai chegar com uma viagem marcada para o seu país. O Corinthians vai enfrentar um time colombiano na fase preliminar da Copa Libertadores e o adversário será conhecido nos próximos dias entre Once Caldas e Independiente Santa Fé. Nas duas opções, o confronto marcado para o dia 11 de fevereiro será na altitude colombiana.

continua após a publicidade

Caso o jogo seja diante do Once Caldas, o jogo de volta por vaga no grupo da morte será em Manizales, a 2.153 metros. Se for contra o Independiente Santa Fé, será na capital Bogotá, com 2.640 metros acima do nível do mar.

Ciente de que precisará de um treinamento especial para este jogo – o primeiro duelo do mata-mata será no dia 4, no estádio Itaquerão, em São Paulo – o Corinthians até estuda um pedido de adiamento do clássico contra o Palmeiras, marcado para 8 de fevereiro, na Allianz Parque. A diretoria gostaria de passar alguns dias na Colômbia para aclimatação.

Nesta terça o clube comemora dois anos do título mundial ganho no Japão. E para aumentar a festa deve anunciar a volta do técnico Tite.