O Corinthians, quinto colocado, já está classificado à próxima fase do Campeonato Paulista. Mas vencer o Linense, neste domingo, às 16 horas, no estádio Gilberto Siqueira Lopes, em Lins, pela 18.ª e penúltima rodada, é importante porque o time ainda manteria chance de encerrar esta etapa entre os quatro primeiros. Há um “consenso”, entre jogadores e o técnico Tite, de que há grande probabilidade de encarar o Santos nas quartas de final, que é disputada em jogo único.

O Corinthians quer roubar essa posição do rival para decidir no estádio do Pacaembu – jogar em casa é a única vantagem de quem termina esta fase entre os quatro primeiros colocados.

Ainda que o rival da próxima fase seja uma equipe do interior, Tite não abre mão de decidir em casa, com a torcida a seu favor, apesar de em 2012 o time ter sido eliminado pela Ponte Preta no Pacaembu. “Decidir em casa é fundamental”, afirmou o meia Danilo. “Não podemos escolher adversários, temos de passar pelo time que jogar contra gente”.

Para ficar entre os quatro, nestas últimas duas rodadas, o Corinthians briga com Santos, Mogi Mirim e Ponte Preta – o São Paulo já assegurou a primeira colocação. “Nosso pensamento é ganhar não só domingo como o próximo jogo também (Atlético Sorocaba)”, completou Danilo.

Tite leva o jogo a sério e pretende escalar sua força máxima. A exceção, além dos jogadores machucados (Cássio e Renato Augusto), é a ausência de Romarinho, que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. A ideia de escalar o maior número possível de titulares também foi possível porque o time só volta a campo no próximo domingo, última rodada da primeira fase do Estadual. Segundo Tite, é tempo suficiente para os jogadores se recuperarem.

Para jogadores como Júlio César esse jogo é fundamental. O goleiro, que voltou a ser titular com lesão de Cássio, deve emplacar sua segunda partida consecutiva na meta. Ele jogou contra o San Jose, na quarta-feira passada pela Copa Libertadores, mas não foi “testado” – o jogo terminou 3 a 0 para o Corinthians e ele não fez nem sequer uma defesa. “Voltei a jogar com alegria e isso me deixa muito feliz”, disse. “Vou fazer o que puder nas chances que eu tiver”.

Foi nas quartas de final do Paulistão do ano passado que Júlio César perdeu a posição de titular para Cássio depois que o Corinthians foi eliminado pela Ponte Preta (3 a 2).

O atacante Alexandre Pato deve começar o jogo no banco de reservas. Mas é possível que ele entre no segundo tempo, como já aconteceu contra o San Jose. No ataque, Tite vai apostar em Guerrero, artilheiro do time na temporada, ao lado de Emerson. Jorge Henrique é o favorito para ficar com a vaga de Romarinho e deve jogar pelo lado direito do campo.