Copa Sul de futebol de salão reúne três estados

A primeira edição da Copa Sul, competição que vai reunir as oito melhores equipes do Sul do Brasil, vai ser disputada de 8 a 14 de fevereiro deste ano, em Joaçaba, Santa Catarina. Este torneio, um velho sonho dos dirigentes salonistas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e em especial do presidente da Federação Paranaense de Futebol de Salão, jornalista Jorge Kudri, que foi o idealizador da referida competição, será disputado anualmente em cada um dos três estados. “Esta primeira edição da Copa Sul será jogada em Santa Catarina, na cidade de Joaçaba, em fevereiro de 2004; em 2005 a sede será aqui no Paraná, e em 2006, no Rio Grande do Sul”, disse o presidente Kudri.

A Copa Sul será disputada anualmente no início do ano e servirá como abertura oficial do calendário oficial de cada ano das três federações do Sul do Brasil. Além da grande movimentação, este torneio tem como objetivo incrementar o intercâmbio entre o futebol de salão dos três estados, “o que deverá contribuir, consideravelmente, para o crescimento técnico do futebol de salão da região Sul”, garante o presidente da FPFS.

A competição será disputada anualmente por oito equipes, as duas melhores de cada estado, a equipe da cidade-sede, patrocinadora do evento, e mais uma convidada especial da federação promotora. Nesta primeira edição, por exemplo, tomarão parte na Copa Sul as equipes da Amafusa de Maringá, o representante da divisão especial (Chave Ouro) de 2003, e a Associação de Futebol de Salão de Umuarama, campeã paranaense de 2003 da primeira divisão, a Chave Prata. Santa Catarina será representada por seu campeão, o time da Associação Desportiva Jaraguá, Joinville Esporte Clube e mais o Joaçaba Futsal Clube, equipe que patrocinará a competição. Já o Rio Grande do Sul, será representado pelas equipes da Ulbra, campeã da Taça Ouro, e EC Ouro Verde, campeão da Taça Prata e mais a equipe do Erexim, na qualidade de convidado especial da Federação Catarinense de Futebol de Salão.

Na primeira fase da competição, os oito clubes serão divididos em dois grupos de quatro equipes cada um, com as equipes jogando entre si (dentro do mesmo grupo), pelo sistema de pontos corridos, assim já distribuídos: Grupo A – Associação Futsal Umuarama (PR), Ultra (RS), Joinville Esporte Clube (SC) e Joaçaba Clube de Futsal (SC). No Grupo B – Amafusa/Maringá (PR), Associação Desportiva Jaraguá (SC), Atlântico de Erexim (RS) e EC Ouro Verde (RS). Os dois primeiros colocados de cada grupo passarão para a fase semifinal. Nessa nova fase haverá um cruzamento olímpico. Os vencedores da fase semifinal decidirão o título da Copa Sul.

Para o presidente da Federação Paranaense de Futebol de Salão, jornalista Jorge Kudri, “a Copa Sul, além de todos os benefícios que trará ao futebol de salão do Sul do Brasil, como já falamos anteriormente, vai trazer uma grande motivação para os clubes que disputarem os campeonatos paranaenses da divisão especial (Chave Ouro) e primeira divisão (Chave Prata)”.

Voltar ao topo