O caos aéreo ocasionado pelas cinzas do vulcão chileno Puyehue segue causando dor de cabeça aos dirigentes do futebol no continente. Depois de admitir preocupação com a realização Copa América, que acontecerá na Argentina entre os dias 1.º e 24 de julho e poderá ser prejudicada pelo fenômeno da natureza, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) informou nesta terça-feira o novo adiamento do sorteio da Copa Sul-Americana.

O evento, inicialmente marcado para esta terça-feira, dia 14, havia sido adiado para o dia 16 e agora foi novamente postergado para a próxima terça-feira, dia 21 de junho, em Assunção, no Paraguai.

A decisão foi tomada por conta dos problemas no tráfego aéreo enfrentados em toda a América do Sul. A erupção do vulcão chileno gerou cinzas que não estão se dissipando, o que tem causado o cancelamento de voos pelo continente.

A Copa sul-americana já assegurou a participação de 27 equipes, sendo oito do Brasil. Atlético-PR, Botafogo, São Paulo, Palmeiras, Vasco, Ceará, Atlético-MG e Flamengo garantiram vaga pelas campanhas que realizaram no Campeonato Brasileiro de 2010.