Começa neste domingo a 3.ª Copa Paraná. A competição será disputada por oito times -seis da 1.ª Divisão do Estadual -Atlético, Engenheiro Beltrão, Cianorte, Iraty, Londrina e Toledo e o campeão e vice da Divisão de Acesso deste ano -Nacional e Foz do Iguaçu.

As equipes do Coritiba e do Paraná preferiram priorizar os campeonatos Brasileirão e Segundona. Confira os jogos da 1.ª rodada e a tabela do primeiro turno no quadro abaixo.

Além do título e o troféu de campeão, o primeiro colocado da competição terá direito a uma das vagas do Estado na Copa do Brasil de 2010, e desde que não seja o Atlético – que já disputa a 1.ª Divisão do Brasileiro, a equipe também garantirá uma vaga paranaense, na recém-criada Série D do Nacional, a 4.ª Divisão do Brasileiro em 2009.

Segundo o regulamento da Copa Paraná, o torneio estadual terá 16 datas, começando neste domingo e terminando no dia 7 de dezembro. Se a mesma equipe ganhar os dois turnos, a competição terminará dia 27 de novembro.

A 1.ª fase fase será disputada em turno e returno, jogando entre si. Ao final do 1.º turno serão zerados os pontos pra o início do 2.º turno. O campeão do 1.º turno enfrentará o campeão do 2.º.

Ocorrendo igualdade na soma de pontos ganhos e no saldo de gols ao término da partida de volta, haverá prorrogação de 30 minutos, dividida em dois tempos de 15. Persistindo o empate de pontuação, haverá a cobrança de pênaltis. Se o mesmo time ganhar os dois turnos, será declarado campeão.

Ainda segundo a Federação Paranaense de Futebol – FPF, os critérios de desempate são maior número de pontos ganhos; maior número de vitórias; melhor saldo de gols; maior número de gols a favor; menor número de gols contra e sorteio na sede da entidade no primeiro dia útil seguinte ao término de cada turno da 1ª fase.

Antes desta edição a Federação já havia realizado outras duas competições com os mesmos moldes. Em 2006 foi realizada a Copa 100 Anos, quando o Roma Apucarana, de Apucarana foi o campeão e ganhou vagas na Copa do Brasil de 2008 e Série C, a 3.ª Divisão em 2007. No ano passado, já com o nome Copa Paraná, o campeão foi o J.Malucelli, que ganhou vaga na Série C de 2008 e para a Copa do Brasil de 2009.