Copa dos Campeões da Europa: Paris vai ferver

Paris – Com R$ 8 mil você pode comprar um televisor de plasma de 42 polegadas ou utilizá-lo para pagar de entrada na aquisição de um bom carro popular.

Ou ainda desembarcar em Paris e garantir um lugar na final da Copa dos Campeões da Europa, amanhã, no Stade de France. Mas não pegue o avião com menos de R$ 8 mil no bolso, pois correrá riscos de perder a viagem.

A Ronaldinhomania – somada à importância do jogo – elevou o preço dos ingressos do confronto entre Barcelona x Arsenal para impressionantes 3 mil euros.

Os cambistas esfregam as mãos ao perceber o desespero de torcedores da Inglaterra, da Espanha e da França que ainda não têm entrada. São muitos em busca de um assento no Stade de France. Os franceses, que teoricamente não teriam tanto interesse na partida, querem ver Ronaldinho de volta à casa numa decisão.

Foi no Paris Saint-Germain que o craque gaúcho começou a fazer sucesso na Europa. Especula-se que mais de 50 mil ingleses aparecerão em Paris entre terça e quarta-feira, mas a maioria não conseguirá ver a final. Os ingressos se esgotaram rapidamente e só são encontrados no câmbio negro. ?O Barcelona abriu inscrições para sócios para o sorteio dos ingressos. Mas eram 8 mil entradas e mais de 70 mil interessados?, contou Fracisco Javier García, sócio do clube catalão, que perdeu a segunda-feira em Paris em busca do bilhete. ?Mas não comprei, não posso pagar 2 mil ou 3 mil euros por uma entrada.?

É curioso caminhar nas proximidades do Stade de France -com capacidade para 80 mil espectadores -, em Saint-Denis, subúrbio de Paris, e observar pessoas entregando papéis com seus números de telefone. ?Se encontrar algum ingresso, pode me vender, pago até 2 mil euros?, disse um torcedor inglês a um rapaz francês que passava pelo local. ?Preciso de 10?, complementou. Seu amigo, desesperado, havia desembolsado 3 mil euros no último ingresso de um cambista.

Sem identificar-se, o repórter da Agência Estado abordou um cambista e lhe perguntou quanto queria pela entrada para Barcelona x Arsenal. ?Você leva por 3 mil euros?, respondeu, com certa desconfiança. ?Não dá, 3 mil euros é demais, só pago mil?, rebateu o jornalista. ?Então não tem conversa, quer pagar só mil euros para ver uma final de Champions League e com o melhor jogador do mundo em campo??

O jogo já vale muito e decide o campeão da principal competição de clubes do mundo. Mas a presença de Ronaldinho, no auge da forma e do carisma, inflacionou bastante o mercado. ?O Barcelona era um sem Ronaldinho e ficou outro depois de sua chegada, pois, além de craque, é uma grande pessoa, sabe unir o grupo e atrair o torcedor?, avaliou Fracisco García.

?Na França, apesar de não ter feito tanto sucesso quanto no Barcelona, é adorado, idolatrado?, completou Dario Fonseca, nascido em Cabo Verde e habitante de Paris.

Com um pouco de sorte, será possível adquirir a entrada por cerca de 1,5 mil euros. Quem estiver em Paris e não quiser gastar tanto, porém, pode optar por ver a decisão num dos inúmeros cafés da Champs Elysées, que também vai parar na noite de amanhã.

Voltar ao topo