No mês de julho, o Paraná será o centro das atenções do tênis brasileiro. Tenistas de todas as regiões do País defendem o seu Estado na maior competição por equipes voltada para a categoria infantojuvenil, a Copa das Federações, que pelo segundo ano consecutivo terá como sede da disputa o Santa Mônica Clube de Campo, localizado em Colombo, região Metropolitana de Curitiba (PR). Para defender o Estado, no período de 08 a 10 de julho, a Federação Paranaense de Tênis (FPT) acaba de realizar a convocação.

Entre os atletas selecionados, que foram definidos por melhor do ranking, campeão estadual de 2012 e por critério técnico, estão os tenistas de uma das maiores equipes de tênis do Paraná e uma das principais do Brasil, a do Clube Curitibano. A tenista Paola Prado vai defender o Paraná nos 12 anos, Gabriela Rezende e Nathalia Gasparin jogam pela categoria 14 anos, Isabel Demeterco e Kathleen Percegona nos 16 anos, Gabriel Sidney nos 16 anos, Eduarda Santos e Lucas Nóbrega nos 18 anos. Além disso, o técnico Claudio Santana, também do Clube, irá integrar a equipe técnica durante o evento.

A Copa das Federações é o maior evento disputado por equipes para o tênis nacional, que reúne cerca de mil tenistas durante o mês dedicado ao tênis juvenil, tradicionalmente realizado em julho.