A Fifa anunciou nesta quarta-feira a tabela básica, com datas e horários, da Copa das Confederações de 2013, que será realizada no Brasil. No evento, realizado no Rio, a entidade, representada pelo secretário-geral Jérôme Valcke, divulgou a programação do torneio. O ex-jogador Bebeto, membro do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014, e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, também participaram do anúncio oficial.

A partida de estreia do Brasil no torneio está marcada para o dia 15 de junho, na cidade de Brasília, às 16 horas, contra adversário ainda indefinido. O segundo jogo da seleção será em 19 de junho, também às 16 horas, em Fortaleza. E o último jogo da primeira fase acontece em 22 de junho, às 16 horas, em Salvador.

As semifinais serão realizadas em Belo Horizonte e Fortaleza, respectivamente em 26 e 27 de junho. A disputa pelo terceiro lugar acontece em Salvador no dia 30, a partir das 13 horas. No mesmo dia, às 19 horas, a final será no Maracanã, no Rio. Cada cidade receberá três jogos, exceto Brasília, que terá apenas a abertura do torneio. Assim, o Brasil só jogará no Maracanã numa eventual decisão do título, como vai acontecer também na Copa de 2014.

Apesar da divulgação de uma programação com a presença de seis sedes, a Fifa trabalha com outras duas versões da tabela, que não foram divulgadas nesta quarta-feira. As construções dos estádios de Recife e Salvador estão atrasadas e com a data de entrega indefinidas. Assim, a entidade decidiu trabalhar com a possibilidade de realizar a Copa das Confederações em quatro, cinco ou seis cidades.

Na semana passada, inclusive, a Fifa aprovou a realização do torneio em seis cidades: Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio, Recife e Salvador. Porém, a entidade decidiu adiar para novembro a definição sobre quais realmente serão as sedes do torneio, de acordo com a evolução das obras.

“As seis cidades que sediarão a Copa das Confederações não só serão portas de entrada para um grande espetáculo de futebol, como também mostrarão a grandeza do Brasil e a capacidade do País e do povo brasileiro de honrarem os seus compromissos”, disse o ministro do Esporte. “Este evento é mais que um mero aperitivo para o que vem em 2014”, declarou Valcke.

A Copa das Confederações, principal evento-teste para a Copa do Mundo, será disputada por oito seleções, com o sorteio dos grupos sendo realizado em dezembro deste ano, em São Paulo. Já estão confirmadas as participações de Brasil (país-sede), Espanha (campeã da Copa do Mundo de 2010), Uruguai (campeão da Copa América em 2011), México (campeão da Copa Ouro de 2011) e Japão (vencedor da Copa da Ásia de 2011). Os outros serão os campeões da Eurocopa e da Copa da Oceania, ambas neste ano, e da Copa Africana de Nações de 2013.