Copa América promete grandes duelos hoje

O calendário de competições do ciclismo nacional em 2008 começará no Rio de Janeiro. A oitava edição da Copa América de Ciclismo, um dos mais tradicionais e importantes eventos da modalidade, volta a abrir o ano esportivo reunindo, hoje, a partir das 8h, as principais equipes e atletas do País e convidados do exterior, no masculino e feminino.

A novidade fica por conta do local da realização, já que após sete edições no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, na cidade de São Paulo, a prova vai fazer sua estréia no Rio de Janeiro, mais precisamente no Parque do Flamengo. Será utilizado o mesmo percurso dos Jogos Pan-Americanos, com cerca de 40km para o masculino e de 20km para o feminino.

A Copa América de Ciclismo teve papel importante no crescimento do ciclismo nacional nos últimos anos. Afinal, o evento marcou uma verdadeira revolução na modalidade, pois aumentou a visibilidade e atraiu patrocinadores, motivando o surgimento de novos valores.

Embalado pelo sucesso da iniciativa, a empresa também introduziu outros importantes eventos internacionais de ciclismo, como a Volta do Estado de São Paulo, Copa da República e Bicicross America?s.

O sistema de disputa da Copa América 2008 prevê a participação das 15 primeiras equipes do ranking nacional masculino, além de times convidados do exterior, que terão pela frente cerca de 40km em um circuito de 3km de extensão, com premiação para os cinco primeiros, melhor equipe e por metas volantes.

Mas é no feminino que o evento tem importância ainda maior, pois conta pontos para o ranking que definirá as atletas que representarão o País nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008. A prova será individual e reunirá as 30 primeiras do ranking, além de convidadas estrangeiras, para um percurso de aproximadamente 20km. Premiação para as cinco mais bem colocadas, a primeira equipe e as melhores nas metas volantes.

Dois ciclistas têm se destacado na Copa América nos últimos anos. São eles o paranaense Nilceu Aparecido Santos, da Scott/Marcondes César/Fadenp, de São José dos Campos, e a goiana Clemilda Fernandes, ciclista que corre como atleta profissional na Itália, ambos tricampeões da disputa. Confirmados na edição de 2008, eles surgem como grandes favoritos mais uma vez.

Voltar ao topo