A França está na final da Copa 2018, sua terceira nos últimos 20 anos -também chegou em 1998, e ganhou, e em 2006, e perdeu. E alguns dos jogadores franceses podem disputar o prêmio de melhor jogador do mundo em 2018, condecoração que era o sonho de Neymar antes da eliminação nas quartas de final.

continua após a publicidade

É o caso de ao menos três no elenco da França: Kylian Mbappé, Antoine Griezmann e Paul Pogba. Eles foram questionados sobre o tema nas entrevistas após a vitória por 1 a 0 contra a Bélgica nesta terça-feira (10), em São Petersburgo, pela etapa semifinal da competição.

Melhor em campo nas vitórias francesas contra Uruguai e Austrália, Griezmann, 27, disse que o momento agora é de comemorar e ficar com a família, sem pensar em adversários ou prêmios.

“Não penso nisso, só penso em descansar agora”, disse o meia-atacante, que em 2018 já venceu a Liga Europa com o Atlético de Madrid, marcando dois gols na decisão diante do Zenit.

continua após a publicidade

Já Mbappé, 19, foi protagonista do triunfo diante da Argentina, nas oitavas de final, ao fazer dois gols. Ele acabou eleito o melhor em campo nesta partida e também contra o Peru, ainda na primeira fase.

Principal candidato entre os franceses a levar a Bola de Ouro em 2018, o jovem atacante afirmou que não está ligando para a condecoração no momento.

continua após a publicidade

“Não me importo com a Bola de Ouro. Quero a Copa do Mundo”, disse Mbappé.

Pogba, por sua vez, não foi melhor em campo na Rússia, mas vem tendo suas atuações elogiadas pela imprensa francesa.

Em abril, o ex-camisa 10 da seleção Ronaldinho disse que Pogba poderia ser o melhor jogador do mundo algum dia. “Pogba pode vencer a Bola de Ouro sem dúvidas. Ele é jovem, talentoso e tem a habilidade de jogar em qualquer posição”, falou o ex-atleta.

Nesta terça, Pogba respondeu sobre essa possibilidade e apontou que quer apenas disputar a final do Mundial.

“Eu não sou Ronaldinho, nunca serei. Mas sou Paul Pogba, de Roissy-en-Brie, e eu vou jogar uma final de Copa do Mundo”, disse o jogador, referindo-se ao local onde cresceu na França.

A menção a Ronaldinho é por conta também da amizade que o meio-campista possui com o ex-jogador brasileiro. Em abril, o ex-camisa 10 do Brasil mencionou Pogba em uma entrevista, se referindo ao francês como “um amigo”, e não um ídolo, forma ao qual o meio-campista europeu se refere ao sul-americano.

Neymar, que se transferiu para o PSG por 222 milhões de euros (R$ 888 milhões) em julho de 2017 para tentar ser protagonista na equipe e também melhor do mundo em 2018, não conseguiu levar o Brasil além das quartas de final na Rússia e ficou distante do prêmio.

A seleção brasileira foi eliminada pela Bélgica depois de derrota por 2 a 1.

Já Cristiano Ronaldo, atual melhor do planeta, e Messi, que dividiu com o português o prêmio nos últimos 10 anos, caíram ainda nas oitavas de final da Copa do Mundo.

Finalista, a França aguarda o vencedor de Croácia x Inglaterra, que se enfrentam nesta quarta (11), às 15h, para conhecer seu rival na decisão do torneio na Rússia.

A final da Copa será no domingo (15), em Moscou, às 12h (de Brasília).