Copa 2018

Embaixador da Colômbia critica The Sun por ligar o país ao tráfico de drogas

O embaixador da Colômbia no Reino Unido, Néstor Osorio Londoño, criticou a primeira página do jornal sensacionalista The Sun publicada nesta terça-feira (3), que faz referência às ligações do país sul-americano com o tráfico de cocaína.

A Inglaterra vai enfrentar a Colômbia a partir das 15h (de Brasília) desta terça, em partida válida pelas oitavas de final da Copa do Mundo na Rússia.

O The Sun ilustra sua capa com uma foto do artilheiro Harry Kane e escreve: “Quando os 3 Leões [a seleção da Inglaterra] enfrentam a nação que deu ao mundo Shakira, ótimo café e, er, outras coisas, nós dizemos… vai, Kane!”. O “go, Kane” no final da frase tem sonoridade parecida a “cocaine”.

“É muito triste que eles usem um ambiente tão festivo e amigável como a Copa do Mundo para atingir um país e continuar a estigmatizá-lo com uma questão completamente não relacionada”, disse o embaixador Néstor Osorio Londoño ao jornal The Guardian.

A mídia colombiana também mostrou descontentamento com a primeira página do The Sun. Segundo a emissora Caracol TV, a manchete causou grande transtorno aos colombianos.

Na Copa do Mundo do Brasil, em 2014, outra polêmica ligou a Colômbia ao tráfico de drogas. A atriz holandesa Nicolette Van Dam publicou em sua conta oficial do Twitter uma fotomontagem que mostrava Radamel Falcão e James Rodríguez cheirando cocaína em um campo de futebol.

Após a publicação, a atriz teve que renunciar ao cargo de embaixadora do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pedir desculpas oficiais à Colômbia.

Voltar ao topo