A Costa Rica de 2018 não é a mesma de 2014. É o que se viu neste domingo (18), no gramado de Samara, na Rússia. A Sérvia venceu a seleção costarriquenha por 1 a 0 e brilhou com jogadas precisas de Mitrovic. A partida abriu o quarto dia de jogos da Copa do Mundo e é válida pela primeira rodada do grupo E, que ainda tem Brasil e Suíça.

continua após a publicidade

A Costa Rica, que em 2014 chegou às quartas de final do Mundial, entrou muito perdida em campo contra o time sérvio. A seleção do goleiro Navas, do Real Madrid, mas se defendeu do que atacou. Sobrou a Sérvia.

Do lado sérvio, Mitrovic parecia onipresente em campo. Estava em todas as jogadas e comandou a pressão contra a seleção da América Central. O único gol saiu de uma cobrança de falta do capitão do time do leste europeu, Kolarov. Sem titubear, o camisa 11 chutou direto para o gol e abriu o placar aos 10 minutos do segundo tempo.

Até o juiz fechar a partida, o ritmo seguiu na mesma: Sérvia no ataque e Costa Rica na defesa. Nos últimos instantes do jogo, no entanto, os ânimos esquentaram do lado de fora do gramado.

continua após a publicidade

Nemanja Matic, da Sérvia, se estranhou com membros da comissão técnica da Costa Rica. Um dos integrantes da seleção costarriquenha segurou a bola e retardou a cobrança do lateral sérvio. Houve empurra-empurra entre jogadores, mas logo o tumulto foi dissipado.

A partida também foi marcada pela consulta ao VAR (árbitro de vídeo) em um lance duvidoso que poderia expulsar o camisa 8 da Sérvia, Aleksandar Prijovic, após um esbarrão violento contra um jogador adversário.

continua após a publicidade

O juiz senegalês Malang Diedhiou consultou a tecnologia e decidiu punir o jogador sérvio apenas com um cartão amarelo. Com a vitória, a Sérvia anota três pontos na tabela. No mesmo grupo E, ainda jogam neste domingo Brasil e Suíça, às 15h, na arena de Rostov.

COSTA RICA

Navas; Gamboa, Acosta, González, Duarte e Calvo; Venegas (Bolaños), Guzmán (Colindrez), Borges e Bryan Ruiz; Ureña (Campbell).

T.: Óscar Ramírez.

SÉRVIA

Stojkovic; Ivanovic, Milenkovic, Tosic e Kolarov; Matic e Milivojevic; Tadic (Rukavina), Milinkovic-Savic e Llajic (Hostic); Mitrovic (Prijovic).

T.: Mladen Krstajic.

Árbitro: Maland Diedhiou (Senegal)

Assistentes: Djibiril Camara e El Hadji Samba (ambos do Senegal)

Público: 41.432 pessoas

Cartões Amarelos: Calvo e Guzmán (Costa Rica); Ivanovic e Prijovic (Sérvia)

Gols: Kolarov (Sérvia), aos 11 minutos do segundo tempo.