Sensação da Copa de 2014, a Colômbia tentará a partir desta terça-feira (19) repetir o desempenho que a levou até as quartas de final no torneio realizado no Brasil. Seu adversário na estreia será o Japão, que foi superado com facilidade pelos sul-americanos há quatro anos, em uma goleada por 4 a 1, na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), no último jogo da fase de grupos.

O argentino José Pekerman, treinador da Colômbia, está convicto de que irá encontrar pela frente um time japonês completamente diferente daquele derrotado em 2014.

“O Japão foi a primeira equipe a se classificar para o Mundial deste ano e conta com jogadores muito talentosos. Esta Copa está nos mostrando que não há primeira, segunda ou terceira equipes”, afirmou.

Pekerman não confirmou se escalará seu principal jogador, o meia James Rodriguez, do Bayern de Munique, que não está totalmente recuperado de dores musculares que o impediram de treinar semana passada.

O Japão também espera fazer um papel bem melhor do que na Copa do Mundo passada. “O jogo de 2014 era o último da fase de grupos e tínhamos que assumir alguns riscos. Agora será a partida de estreia e a forma de enfrentá-los será diferente”, disse o capitão japonês, Makoto Hasebe.

Os japoneses vão para a sexta Copa consecutiva. A estreia da seleção asiática aconteceu em 1998 e, depois disso, não ficou mais fora do Mundial. Em 2002, em casa, e em 2010, na África do Sul, o Japão avançou à segunda fase.

A Colômbia também disputa a Copa pela sexta vez na história, e o melhor resultado foi o quinto lugar de 2014. A seleção sul-americana também parou na primeira fase em três das outras quatro edições.

COLÔMBIA

Ospina; Arias, Mina, Davinson Sanchez, Mojica; Aguilar, Carlos Sanchez, Cuadrado, James Rodriguez; Muriel, Falcao García. T.: José Pékerman

JAPÃO

Kawashima; Sakai, Yoshida, Makino, Nagatomo; Hasebe, Shibasaki, Haraguchi, Honda, Inui; Osako. T.: Akira Nishino

Local: Arena Mordovia, em Saransk

Horário: 9h desta terça

Juiz: Damir Skomina (SLO)