Copa 2018

Cartões poderão dar vaga nas oitavas de final em dois grupos

Um cartão amarelo poderá definir a passagem de uma seleção para as oitavas de final e quem fica em primeiro e segundo lugar em dois dos oito grupos da Copa.

Isso porque, pela primeira vez em um Mundial, o fair play (jogo limpo) servirá como critério de desempate.

Num terceiro grupo, a punição pode servir para decretar a ordem de classificação.

Antes de chegar à definição pelo número de cartões, o desempate em caso de igualdade de pontos se dá na seguinte ordem: saldo de gols, número de gols marcados e confronto direto no Mundial.

No Grupo B, as seleções de Espanha e Portugal chegam à última rodada iguais em pontos (4), saldo de gols (1) e número de gols marcados (4). Como os dois países empataram no confronto direto, a Espanha vai para a terceira e última rodada como líder por ter tomado apenas um cartão amarelo, ante dois do rival.

Se Espanha e Portugal derrotarem Marrocos e Irã, respectivamente, por placares iguais ou empatarem com o mesmo número de gols, a definição de primeiro e segundo será pelo cartões.

Os dois europeus ainda não estão com as vagas garantidas. O Irã, com três pontos, depende de uma vitória para se classificar -ou de um empate, caso Marrocos vença a Espanha.

Há ainda a possibilidade de o cartão determinar quem ficará com a vaga. Para isso, seria necessário que Espanha e Portugal perdessem seus jogos pelo mesmo placar. Sob essa hipótese, o Irã seria o primeiro do grupo, e o segundo posto seria definido pelo fair play.

No Grupo G, as classificadas Inglaterra e Bélgica definirão entre si primeiro e segundo lugares empatadas em pontos (6), saldo de gols (6) e gols marcados (8). A vantagem, no entanto, é da Inglaterra, que foi advertida com dois amarelos, ante três dos belgas.

Voltar ao topo