O Brasil enfrenta contra o Uruguai, nesta sexta-feira, às 21h45, na Arena Pernambuco, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, em seu primeiro grande desafio em casa em um jogo oficial sob o comando de Dunga. O treinador, que reassumiu a seleção após a Copa de 2014, conquistou resultados expressivos em amistosos, mas ainda falta uma vitória contra um rival de peso em jogo que vale pontos.

continua após a publicidade

Além do desafio de enfrentar um adversário poderoso, a vitória é importante para manter a receita de sucesso do treinador nas Eliminatórias. Dunga já disse algumas vezes que o segredo da classificação para a Copa é vencer em casa e tentar ganhar alguns pontos como visitante. O Uruguai soma 9 pontos, dois a mais que o Brasil. O desafio, porém, se torna superar a falta de treinamentos.

“Quando as coisas estão começando a engrenar, a gente fica 128 dias longe, cada um joga em um esquema tático diferente, com ideias e condicionamento físico diferentes. É uma preocupação e um desafio também. Esta saindo até uns cabelinhos brancos”, brincou o treinador, durante entrevista coletiva.

Desde que voltou para a seleção, após o Mundial de 2014, Dunga praticamente não conseguiu vencer os principais concorrentes em jogos oficiais. Teve apenas um resultado positivo, que foi a vitória por 2 a 0 sobre a Argentina, no Superclássico das Américas, quando os dois times atuaram somente com jogadores que atuam em seus países de origem.

continua após a publicidade

O treinador conseguiu bons resultados em amistosos, mas está devendo contra grandes adversários. Perdeu para Colômbia (1 a 0) e Chile (2 a 0), ambos pelas Eliminatórias, e empatou com Paraguai (1 a 1, na Copa América) e Argentina (1 a 1, pelo qualificatório sul-americano).

“Em algumas partidas, o talento de um jogador pode decidir o jogo e, neste sentido, podemos ficar tranquilos porque temos jogadores de muita qualidade, que em dois minutos podem decidir”, afirmou Neymar.

continua após a publicidade

Desta vez, Dunga não vai contar com o volante Elias, machucado, que sequer foi convocado. O restante do time é o mesmo que vinha atuando. “Em alguns momentos, o Fernandinho tem feito essa função (do Elias) no Manchester City e chegando como um homem surpresa”, explicou o treinador.

URUGUAI – A volta de Luis Suárez ao ataque após 21 meses de suspensão como punição por ter mordido Chiellini durante o Mundial é a principal arma do técnico Óscar Tabarez. O atacante passa por boa fase no Barcelona. Tábarez conta com a volta de Luis Suárez, mas enfrenta problemas. Godín, Giménez e Velázquez, machucados, não jogam nesta sexta.