Dortmund – O jogo contra o Japão pouco vale para o Brasil, já classificado às oitavas-de-final. Mas a comissão técnica vê o confronto de hoje, às 16h (de Brasília), em Dortmund, como grande oportunidade de Ronaldo mostrar que está se recuperando e pode ser útil. Carlos Alberto Parreira ainda tem esperanças de ver no ataque um Fenômeno. Por mais que muitos duvidem.

O treinador – como todos os brasileiros – ficou decepcionado com a péssima atuação do atacante na estréia, diante da Croácia. Pensou até em colocá-lo na reserva, caso o atleta repetisse o desempenho pífio na segunda rodada. Mas recuperou o otimismo após a partida contra a Austrália. Ronaldo movimentou-se mais, criou oportunidades e fez a jogada do primeiro gol. Não foi nem de perto aquele Ronaldo a que todos se acostumaram a ver. Deu sinais, no entanto, de que ainda está vivo no mundial e pode melhorar.

Parreira já deixou claro seu desejo de apostar mais um pouco no jogador do Real Madrid. Mesmo sabendo que corre considerável risco de errar o tiro. O atleta, afinal, vem de uma série de lesões e não teve boa temporada na Espanha.

?O Ronaldo é motivo de preocupação para o adversário, mas o pessoal não percebe isso?, declarou. ?Vale a pena investir no Ronaldo por tudo o que ele representa e pela diferença que pode fazer numa partida.?

O Brasil, com 6 pontos, precisa de um empate para terminar a primeira fase na liderança do Grupo F. Enfrentará, assim, o segundo colocado do Grupo E, que pode ser Itália, República Tcheca, Gana ou Estados Unidos.

Todos ainda têm chance.

A decisão do adversário das oitavas-de-final sairá na manhã de hoje (hora de Brasília).

Há boas possibilidades de ser a Itália. O Japão, do técnico Zico, tem de vencer e ainda torcer por tropeço da Austrália contra a Croácia para avançar na competição.

Parreira vai aproveitar a ocasião para poupar alguns titulares e fazer testes. Gilberto Silva vai entrar no lugar de Emerson, pendurado com um cartão amarelo e visivelmente desgastado fisicamente. Cicinho deve ocupar a vaga de Cafu. E Robinho pode substituir Adriano, em má fase.