Faltando menos de um mês para o início da Eurocopa, o técnico Antonio Conte anunciou nesta segunda-feira uma lista de 28 jogadores para a seleção italiana. Mas essa não é a convocação para o torneio europeu. Esses atletas irão participar de um período de treinamento que vai de quarta-feira a domingo. Finalistas da Copa da Itália, Juventus e Milan não tiveram atletas convocados, exceção ao zagueiro Leonardo Bonucci, da Juve, que está suspenso.

continua após a publicidade

Os jogadores que ainda disputarão finais das respectivas copas nacionais também ficaram de fora, casos de Matteo Darmian (Manchester United), Salvatore Sirigu (PSG), Marco Verratti (PSG), Thiago Motta (PSG) e Stefano Osaka (Anderlecht).

Como a lista é grande e não inclui atletas da atual pentacampeã italiana, Conte convocou diversos novatos. Mais exatamente sete: o goleiro Marco Sportiello (Atalanta), os zagueiros Lorenzo Tonelli (Empoli), Davide Zappacosta (Torino) e Armando Izzo (Genoa), assim como o atacante Leonardo Pavoletti (Genoa) e os meias Marco Benassi (Torino) e Danilo Cataldi (Lazio).

Fabio Borini (Sunderland) e Antonio Mirante (Bologna) foram convocados pela primeira vez por Conte, enquanto Angelo Ogbonna (West Ham) e Federico Marchetti (Lazio) retornam após mais de um sem serem lembrados.

continua após a publicidade

Por outro lado, não foram convocados o meia Andrea Pirlo e o atacante Sebastian Giovinco. Ambos estão em atividade na Major League Soccer (MLS), respectivamente pelo New York City e pelo Toronto FC, com jogos programados para quarta-feira e sábado. Diferente do caso dos jogadores do Manchester, do PSG e do Anderlecht, a federação italiana não justificou a ausência de Pirlo e Giovinco, num indício de que, por decisão técnica, eles podem ficar fora da lista da Eurocopa, que será anunciada em 31 de maio.