O tricampeão Alberto Contador confirmou neste sábado que disputará a edição deste ano da Volta da França, a partir do dia 2 de julho. Com o anúncio, o ciclista espanhol acabou com as especulação sobre uma possível ausência por conta do seu julgamento na Corte Arbitral do Esporte (CAS), em agosto.

continua após a publicidade

Atual campeão, Contador foi flagrado no teste antidoping ao fim da disputa do ano passado, o que poderia custar o título de 2010. Foi constatada a presença da substância proibida clembuterol. A Federação Espanhola de Ciclismo absolveu o atleta, mas a União Ciclística Internacional (UCI) e a Agência Mundial Antidoping (Wada) decidiram apelar da decisão e levaram o caso para o CAS.

Enquanto a Corte não se manifestar sobre o assunto, Contador está liberado para disputar a Volta da França. No mês passado, o espanhol faturou o título do Giro da Itália. Se vencer a competição francesa também, o ciclista irá repetir o feito do italiano Marco Pantani, que venceu as duas disputas no mesmo ano em 1998.

Os organizadores da Volta da França ainda não se manifestaram sobre a participação de Contador. Pelas regras da UCI, os responsáveis pela prova têm o poder de vetar um ciclista se avaliarem que a presença do atleta pode prejudicar a imagem da competição.

continua após a publicidade