O tricampeão Alberto Contador confirmou neste sábado que disputará a edição deste ano da Volta da França, a partir do dia 2 de julho. Com o anúncio, o ciclista espanhol acabou com as especulação sobre uma possível ausência por conta do seu julgamento na Corte Arbitral do Esporte (CAS), em agosto.

Atual campeão, Contador foi flagrado no teste antidoping ao fim da disputa do ano passado, o que poderia custar o título de 2010. Foi constatada a presença da substância proibida clembuterol. A Federação Espanhola de Ciclismo absolveu o atleta, mas a União Ciclística Internacional (UCI) e a Agência Mundial Antidoping (Wada) decidiram apelar da decisão e levaram o caso para o CAS.

Enquanto a Corte não se manifestar sobre o assunto, Contador está liberado para disputar a Volta da França. No mês passado, o espanhol faturou o título do Giro da Itália. Se vencer a competição francesa também, o ciclista irá repetir o feito do italiano Marco Pantani, que venceu as duas disputas no mesmo ano em 1998.

Os organizadores da Volta da França ainda não se manifestaram sobre a participação de Contador. Pelas regras da UCI, os responsáveis pela prova têm o poder de vetar um ciclista se avaliarem que a presença do atleta pode prejudicar a imagem da competição.