Constelação brasileira no VII Sul-Americano

Rio de Janeiro – O Brasil já tem a delegação definida para os VII Jogos Sul-Americanos Brasil 2002, que serão disputados entre os dias 1º e 11 de agosto, no Rio de Janeiro, São Paulo, Belém e Curitiba. A delegação brasileira, a maior de toda a competição, conta com 586 integrantes, entre atletas e oficiais. Ao todo são 465 atletas, sendo 257 homens e 208 mulheres, entre eles alguns dos maiores destaques do esporte brasileiro. O Brasil participa das 29 modalidades previstas.

O esporte com maior número de participantes é o atletismo, que será disputado em Belém, com 36 homens e 35 mulheres. A delegação brasileira será formada por vários atletas que disputaram o Mundial Juvenil, no meio de julho, na Jamaica, e obteve o melhor resultado de sua história num Mundial Juvenil (dois bronzes).

Outro destaque da delegação brasileira é a equipe de ginástica artística, que, além de contar com a presença da gaúcha Daiane dos Santos, destaque brasileiro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg-99, conta também com Daniele Hypólito, melhor ginasta brasileira de todos os tempos. A “Pequena Notável” foi a primeira ginasta brasileira a conquistar uma medalha em um Campeonato Mundial. Daniele foi prata no solo e quarta colocada no geral no Mundial de Ghent, na Bélgica, no ano passado.

Esta será a primeira vez que o futsal será disputado em uma competição multi-esportiva como os Jogos Sul-Americanos, por decisão do Comitê Olímpico Brasileiro. Este pode ser um primeiro passo para a inclusão da modalidade no programa dos Jogos Pan-Americanos e até Olímpicos. O Brasil será representado por sua seleção principal.

Além destes destaques, a delegação brasileira terá a presença de vários outros atletas que já contam com a experiência de ter disputado ao menos uma edição do Pan e Olimpíadas.

Voltar ao topo