Como se não bastassem os problemas em campo, o Atlético ganhou mais uma polêmica para administrar na noite da última 2.ª-feira. Uma reunião do Conselho Deliberativo aprovou mudanças no estatuto do clube. Os principais afetados são os torcedores que se associaram este ano, na campanha Sócio Furacão.

continua após a publicidade

Para poder votar nas eleições do Atlético, os novos associados terão que esperar três anos. O prazo sobe para quatro anos se quiser participar do Conselho Deliberativo e cinco anos para o Conselho Administrativo, a diretoria do clube. Antes da mudança, o prazo previsto era de um ano para participar das assembléias-gerais e de todos os conselhos.

Mais de 200 pessoas participaram da reunião, que também marcou a posse de novos membros do deliberativo, escolhidos no final de outubro. As mudanças no estatuto foram aprovadas pela grande maioria dos presentes. Apenas dois votaram contra.

O torcedor Juarez Villela Filho, 30 anos, foi um dos que não aprovaram as alterações. “Acho que foi injusto com quem se associou este ano. Três anos de espera é demais e as regras foram mudadas no meio do jogo”, diz Juarez, que tomou posse na 2.ª- feira e participou de sua primeira reunião como conselheiro.

continua após a publicidade

Na prática, a extensão do prazo de “carência” para os novos sócios não interfere na próxima eleição, marcada para o dia 8 de dezembro. Quem se associou até dezembro de 2007 teve seus direitos preservados e poderá participar normalmente. Os sócios mais recentes não poderiam votar ou ser votados de qualquer maneira, pois ainda não terão completado um ano no clube.

Mas para o pleito seguinte, que deve acontecer em 2011, os torcedores que se associaram em 2008 perdem parte de seus direitos. Como estarão chegando a três anos no clube, eles poderão votar, mas estarão impedidos de se candidatar aos conselhos Deliberativo e Administrativo. Para ter a chance de entrar na diretoria do Furacão, terão que esperar uma nova eleição, em dezembro de 2014.

continua após a publicidade