Confronto tira-cisma na Meia Maratona do Rio

Nos últimos dois anos, os quenianos dominaram a Meia Maratona do Rio e ampliaram o número de vitórias sobre os brasileiros. São nove dos africanos (oito do Quênia e um de Angola) contra cinco dos corredores nacionais. Neste domingo, os fundistas nacionais irão correr atrás do prejuízo na 15.ª edição da prova.

A armada brasileira, em desvantagem no quadro geral de medalhas, será liderada por Franck Caldeira, bicampeão em 2006 e 2007 e vice no ano passado, e por Damião Ancelmo de Souza, terceiro colocado em 2010.

Em contrapartida, três quenianos tentarão a vitória na orla carioca. James Kipsang Kwambai (bicampeão da São Silvestre), Mark Korir e Joshua Kiprugut Kemei (vencedor de 2010) podem garantir o nono título para o país africano.

A Meia Maratona do Rio tem largada na praia de São Conrado e a chegada no Aterro do Flamengo. O primeiro grupo a largar é o de cadeirantes às 8h30, seguidos da Elite Feminina, às 8h35; às 8h58 saem a Elite Masculina e os demais competidores para os 21.097 m de percurso, passando pelas praias do Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e Flamengo.