Que venha a copa!

Confira a classificação final das Eliminatórias da América do Sul para a Copa.

Seleção Brasileira
Brasil vai a Copa do Mundo fazendo sua pior campanha nas eliminatórias. Foto: Divulgação/CBF

O apito final da 18ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2026 confirmou o que já se desenhava nas últimas partidas: a Argentina é a grande força do continente. Mesmo com a derrota para o Equador nesta terça (9), os hermanos fecharam na liderança isolada com 38 pontos.

E olha que surpresa! O Equador, que já havia mostrado seu valor na última Copa, garantiu a segunda posição com 29 pontos, mostrando que o futebol andino continua em ascensão. Vale lembrar que os equatorianos começaram a competição com pontos negativos por punição da FIFA e, mesmo assim, conseguiram esta posição de destaque.

A grande zona de congestionamento ficou entre o terceiro e o sexto lugar. Colômbia, Uruguai, Brasil e Paraguai fecharam empatados com 28 pontos cada, sendo separados apenas por critérios técnicos como saldo de gols e gols marcados. Os colombianos, com uma goleada histórica de 6 a 3 sobre a Venezuela na rodada final, garantiram a terceira colocação.

O Brasil? Ah, o Brasil… Nossa seleção canarinho terminou apenas na quinta posição, após uma campanha irregular e uma derrota por 1 a 0 para a Bolívia na última rodada. Uma colocação que reflete o momento de instabilidade e reconstrução do futebol pentacampeão mundial.

Aliás, a Bolívia foi a grande surpresa da reta final. Com a vitória sobre o Brasil, os bolivianos ultrapassaram a Venezuela e ficaram com a sétima posição, que dá direito à repescagem. Uma reviravolta e tanto para quem costuma sofrer tanto fora da altitude de La Paz!

A repescagem, que acontecerá em março de 2026, será uma verdadeira batalha continental. A Bolívia enfrentará representantes da América do Norte, África, Ásia e Oceania em busca de uma das duas vagas restantes para o Mundial.

Na parte de baixo da tabela, Peru e Chile viveram campanhas para esquecer. Os peruanos somaram apenas 12 pontos, enquanto os chilenos, que já foram o terror do continente há alguns anos, fecharam na lanterna com míseros 11 pontos em 18 jogos.

Para os seis primeiros, a festa está garantida. Argentina, Equador, Colômbia, Uruguai, Brasil e Paraguai já podem iniciar os preparativos para a Copa de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá.

E a Bolívia? Bem, os bolivianos ainda precisarão suar a camisa na repescagem, mas mostraram que têm futebol para sonhar com uma vaga no Mundial após 30 anos de ausência.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna