Confiante, Cafu acha que o Brasil atropela o Peru

Teresópolis – O capitão Cafu tem um recado que os peruanos dificilmente entenderão: se ficar o bicho pega e se correr o bicho come. Sem medo de mostrar excesso de confiança, ele realmente acredita que os adversários da seleção brasileira terão pouca coisa a fazer nesse jogo em Lima, domingo, pelas Eliminatórias da Copa.

“Eu acho que eles vão atacar o Brasil. Vão se abrir e o nosso contra-ataque hoje em dia é mortal. Quem é que consegue segurar Kaká, Alex, Rivaldo, Ronaldinho e ainda os laterais? Sinceramente, acho que eles vão ter muitos problemas nesse jogo”, afirmou Cafu.

A possibilidade de que o técnico Paulo Autuori monte o time menos ofensivo, com cuidados na defesa também não preocupa Cafu. “Nesse caso, se eles ficarem lá atrás, nós vamos atacar desde o início. E também não dá para segurar a seleção brasileira o tempo todo. É uma tarefa muito difícil para qualquer um”, adiantou o lateral.

Cafu garante que a sua análise não significa uma postura arrogante. “Nada disso, apenas estou analisando o que acho que vai acontecer. Eu acho queo Peru tem qualidades e como todo outro vai fazer de tudo para vencer o Brasil. Aliás, vai ser sempre assim agora. Todo mundo quer tirar uma lasquinha dos campeões mundiais. Nós é que temos de não deixar.”

Cafu teve, em 22 de outubro, uma mostra da força peruana. Seu time, o Milan, foi derrotado pelo Brugges, da Bélgica, em Milão, pela Liga dos Campeões da Europa. E o gol foi de Andrés Mendoza, o peruano que já fez outros dois nas Eliminatórias, contra Paraguai e Chile.

Mendoza recebeu em velocidade, livrou-se de Cafu e marcou em Dida. Sua façanha foi comemorada com festa no Peru. Torcedores e jornalistas diziam que ele havia vencido Cafu e Dida e que os torcedores que foram ver Kaká acabaram assistindo a Mendoza. O jogador, entretanto, teve uma postura mais modesta. “Não vamos misturar esse jogo entre clubes com uma partida entre seleções. O Brasil é o favorito e nós vamos querer surpreender”, afirmou.

Cafu tem muitos elogios a Mendoza. “É bom. Ele é forte e rápido e aproveita muito bem os lançamentos. Já avisei o pessoal das qualidades dele. Nós vamos estar muito atentos. Talvez a melhor opção seja marcar o lançamento, que vem esticado de longe”, avisou. Elogios, sim, mas sem mudar de posição. “Ele é humilde, tanto que está com os pés no chão. Não ficou falando que vão ganhar, não embarcou na euforia dos torcedores. Acho que ele está certo e a torcida errada. Vai ser um jogo difícil para nós e mais difícil ainda para eles”, prevê o capitão da seleção brasileira.

Roque Jr. dá troco no “Casseta”

Teresópolis

– Roque Júnior recusou-se a dar a mão para o comediante Bussunda, do Casseta e Planeta. Trazido pelo assessor de imprensa da CBF, Rodrigo Paiva, o visitante aproximou-se do zagueiro da seleção no campo da Granja Comary. Muito alegre, perguntou se estava tudo bem e esticou a mão. O jogador respondeu com voz baixa, sem vontade e virou-se para os repórteres que o estavam entrevistando antes.

Rodrigo Paiva tentou desfazer o mal-entendido. Explicou que Roque Júnior estava magoado pelas críticas recebidas durante a Copa da Coréia/Japão, mas que agora era hora de todos estarem juntos, pela seleção.

Roque Júnior continuou a entrevista. “Eles desrespeitaram o meu trabalho. Sou um profissional e antes de chegar na seleção, atuei em um grande clube que é o Palmeiras. Tenho um passado e ninguém respeita isso. Se eu respeito ele, ele tem de me respeitar. Crítica tem um limite e eles ultrapassaram isso, de longe”, explicou o zagueiro.

Confirmado: Kaká titular Domingo

Teresópolis

– No coletivo realizado pela seleção brasileira na tarde de ontem, na Granja Comary, o técnico Carlos Alberto Parreira confirmou Kaká e Rivaldo como titulares para o jogo contra o Peru, domingo, em Lima.

A escalação da dupla do Milan desfez a última dúvida do Brasil para o terceiro jogo pelas eliminatórias para a Copa do Mundo. Alex, do Cruzeiro, era a outra opção do treinador, mas ficará no banco de reservas.

Durante a semana, Parreira testou todas as combinações possíveis. Até a dupla Kaká e Alex foi experimentada, com Rivaldo entre os reservas. No final, porém, o treinador optou pela experiência de Rivaldo aliada ao entrosamento dele com Kaká.

Com seis pontos em dois jogos, o Brasil é líder isolado das Eliminatórias. Depois de enfrentar o Peru, a equipe canarinho encara o clássico contra o Uruguai, em Curitiba, na próxima quarta-feira.

Quinquagésimo com a amarelinha

AE

Teresópolis – Ronaldinho busca recordes. Contra o Peru, poderá fazer o seu 50.º gol pela seleção brasileira. Algo importante, mas que não merece uma comemoração especial. “Nem pensei em uma comemoração ou coisa assim. Primeiro, quero marcar o gol e vencer o jogo. A comemoração sai na hora.”, diz o Fenômeno.

Ele tem dado muita importância aos dois próximos jogos da seleção. “Eu não faço metas para muito longe. Tento vencer desafios agora, no momento. Quero ganhar do Peru e depois do Uruguai. Vamos ficar com 12 pontos e manter essa liderança nas Eliminatórias.” Ronaldo marcou um gol contra a Colômbia, em Barranquilla, na vitória por 2 a 1 na estréia do Brasil nas Eliminatórias. Contra o Equador, em Manaus, ficou em branco.

A separação de Milene Domingues será anunciada nos próximos dias. E Ronaldo garante que isso não afetará o seu rendimento imediato. “Sei separar bem as coisas. Estou aqui para jogar e não vou me abater por isso. O pessoal fica falando da separação, da Milene, eu tento levar numa boa. Sou uma pessoa pública e tenho de conviver com isso. Dá para manter o bom-humor.”

Carlos Alberto Parreira não tem medo de que a separação afete o jogo de Ronaldinho. “Pesquisas mostram que a morte de entes queridos é a maior causa de depressão. A segunda é o fim do casamento, mas o Ronaldinho está muito bem. Está alegre e prometeu fazer um bom jogo contra o Peru. É bom acreditar nisso.” No treino da manhã, Cafu e Kaká cruzavam bolas para o aproveitamento, de cabeça, de Roque Jr. Lúcio, Émerson e Rivaldo. Ronaldo ficou de fora. “Ele fez outro tipo de treino. Nesse treinamento de cabeçadas ele é útil para ficar no primeiro pau, nada mais. Se fosse mais novo, poderia aprender esse fundamento, mas agora é difícil.” O pouco aproveitamento no jogo aéreo é um defeito que Ronaldo reconhece ter. Comemora muito quando consegue um gol de cabeça, mas isso não é motivo para deixar de sonhar com mais um título de melhor jogador do mundo. “Estou na briga esse ano, mas está tudo um pouco nebuloso. Muita gente jogou bem e está indefinido. Depois de mais alguns jogos no ano é que vamos ver quem será o melhor.” Ele considera o seu rendimento no Real Madrid um pouco acima do que tem jogado pela seleção. A causa é simples. “Lá, estou mais entrosado. Estamos jogando há mais tempos juntos, mas o Parreira tem feito a coisa certa. Está mantendo um time e estamos conseguindo uma boa base. Logo, vou chegar no mesmo nível.”

Empresário complica Ronaldo

AE

Madri – O empresário do atacante Ronaldo, Alexandre Martins, está novamente envolvido em um escândalo financeiro e desta vez a acusação atinge em cheio os negócios do craque brasileiro. Segundo o jornal “El Mundo” de ontem, ele foi denunciado por fraude na compra da casa em que vive o artilheiro do Real Madrid, no bairro de La Moraleja. “Ele é acusado de baixar o preço firmado pelo jogador e desviar 600 mil euros”, publica o diário com uma foto da mansão.

A denúncia foi feita pela “Suministros Comar S.A”, antiga proprietária da casa comprada por Ronaldo. De acordo com o jornal espanhol, o empresário do jogador subvalorizou o montante do contrato para efeito de declaração de impostos. “Em 9 de outubro de 2002 Ronaldo assinou um contrato particular de compra e venda da casa pelo valor de 2.177.668 euros. Um mês mais tarde seu agente assinou um novo contrato com uma sensível redução da quantia e deixou a escritura pública por 1.578.668 euros”, garante o “El Mundo”.

O texto da acusação diz o seguinte: “O objetivo de escriturar a compra e venda por um valor inferior era desviar 600 mil euros e, por sua vez, a Empório Ronaldo (empresa do jogador) se beneficiaria na hora do pagamento dos impostos”. Alexandre Martins é acusado de delito de apropriação indevida, fraude financeira e delito contra a Administração de Justiça, além de falsificação de documentos financeiros e públicos.

Alexandre Martins e Reinaldo Pitta saíram recentemente da prisão, onde ficaram por mais de três meses, acusados de fraude fiscal, sonegação de impostos e remessa ilegal de divisas.

Mansão

A casa em questão é uma mansão que ocupa 2.500 metros quadrados, dos quais 1.200 estão construídos e contam com um campo de golfe, piscina, banheira, sete banheiros, ginásio, uma cobertura de 300 metros quadrados e uma cozinha de 75 metros.

Voltar ao topo