incentivo!

Confederação de Basquete volta a ter acesso a recursos públicos após 7 anos

O Brasil conquistou o ouro no basquete masculino dos Jogos Mundias Universitários de Rhine-Ruhr 2025
O Brasil conquistou o ouro no basquete masculino dos Jogos Mundias Universitários de Rhine-Ruhr 2025. Foto: Reprodução/Basquetecbb

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) informou, na noite desta quinta-feira (18), que conseguiu a regularização que faz a entidade ter, novamente, acesso a recursos públicos.

O QUE ACONTECEU

O Ministério dos Esportes reconheceu que a CBB cumpriu exigências previstas nos artigos 18 e 18-A da Lei 9615/98, a Lei Pelé. Eles apontam determinações para que que entidades sem fins lucrativos componentes do Sistema Nacional do Desporto possam ser beneficiadas com isenções fiscais e repasses de recursos públicos federais da administração direta e indireta.

Assim, a CBB pode receber, por exemplo, recursos da Lei Angelo/Piva, das Loterias. Em nota, a entidade salientou que “a documentação garante que a CBB tem boa governança, transparência e gestão em sua atuação”.

Novos tempos estão chegando para o basquete brasileiro. Dentro de quadra, nossas seleções já demonstram resultados incríveis, e agora, com isso, podemos trabalhar para trazer recursos e assim ter equipes ainda mais fortes, auxiliar as Federações estaduais e também fortalecer nossos Campeonatos Brasileiros Interestaduais, grande celeiro de craques na história Marcelo Sousa, presidente da CBB

A CBB enfrentava problemas neste quesito há alguns anos. A última vez que havia conseguido as certidões tinha sido em 2018.

Em março, Marco La Porta, presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), indicou que a entidade ajudaria confederações que estivessem nesse cenário. À época, além da CBB, citou também a de handebol e desportos aquáticos —que conseguiu regularizar a situação no começo do mês. Outras confederações pan-americanas, como o do Caratê e do Beisebol, também foram lembradas.

A Confederação Brasileira de Basketball conquistou nesta quinta-feira, 18 de setembro, uma vitória imprescíndivel no processo de credibilidade, reconstrução e reestruturação da entidade.Em Brasília, com auxílio fundamental do Comitê Olímpico do Brasil.

As três que estão impedidas, estamos resolvendo. Até o final de abril, vão estar liberadas. Vamos resolver, cada um vendo cada dívida que eles têm, e o próprio COB vai ajudar em forma de empréstimo para que possam seguir. Não será dinheiro na mão. [Os valores] Vão estar em torno de R$ 10 milhões a R$ 12 milhões, porque vai ter mais umas cinco que estão com problemas também. Temos de ajudar. disse Marcio.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna