Competições de judô começam nesta quinta-feira no Riocentro

Começa nesta quinta-feira, 19 de julho, a competição de judô do Rio 2007. Serão 56 medalhas em disputa nos tatames do pavilhão 4A do Complexo Riocentro. Em todos os quatro dias de programação, as lutas preliminares e eliminatórias têm início às 10h. Já as finais, que valem medalhas, começam às 14h. Em cada categoria, os judocas estão distribuídos em duas tabelas, "A" e "B, que apontam os finalistas.
 
Tanto no masculino como no feminino, vence a luta quem somar mais pontos durante o combate de cinco minutos, tempo que pode ser abreviado quando um dos judocas aplica o chamado golpe perfeito (ippon), derrubando seu oponente de costas no tatame. Outra forma de definição automática do vencedor é a imobilização do adversário por um tempo de 25 segundos. Se o combate terminar empatado no tempo normal, o resultado será decidido em tempo extra. O vencedor será o primeiro a aplicar golpe que valha pontuação, o chamado "golpe de ouro".
 
As categorias do judô são distribuídas de acordo com o peso dos atletas. São sete medalhas de ouro em disputa no masculino (acima de 100kg e até 100kg, 90kg, 81kg, 73kg, 66kg e 60kg) e outras sete no feminino (acima de 78kg e até 78kg, 70kg, 63kg, 57kg, 52kg e 48kg). Como país anfitrião, o Brasil conta com um representante em cada uma das categorias. A competição vale pontos para o ranking mundial da Federação Internacional de Judô, conforme as colocações obtidas pelos atletas nestes Jogos Pan-americanos.
 
Estarão no Rio 2007 cinco atletas que conquistaram medalhas no último campeonato mundial do esporte, realizado em 2005, no Egito. No masculino, destaque para os judocas brasileiros João Derly Junior, campeão na categoria até 66kg, e para Luciano Corrêa, terceiro lugar na categoria até 100kg. No feminino, merecem atenção três cubanas: Yanet Bermoy e Yurisel Laborde, campeãs nas categorias até 48kg e até 78kg, respectivamente; e Driulis Gonzalez, terceira na categoria até 63kg.
 
Também estarão nos tatames do RIO 2007 cinco medalhistas de bronze nos últimos Jogos Olímpicos. No feminino, as já citadas Laborde e Gonzalez. No masculino, os judocas Yordanis Arencibia, de Cuba, até 66kg; Leandro Guilheiro, do Brasil, até 73kg; e Flavio Canto, também brasileiro, até 81kg.
 
O judô foi criado em 1882, pelo japonês Jigoro Kano, como uma combinação de outras artes marciais. A primeira disputa do esporte em Jogos Pan-americanos ocorreu em São Paulo 1963. A estréia da luta em Jogos Olímpicos foi em Tóquio 1964.

Voltar ao topo