Curitiba será sede nesta semana de uma das maiores competições de esporte amador da América Latina: a XII Curitiba International Cup. Durante o evento, que começa quarta-feira e segue até domingo, 139 equipes de esportes coletivos, como vôlei, basquete, futebol de salão e handebol, participarão de mais de 400 competições. Outra atração serão as apresentações das oito equipes de ginástica geral.

A novidade da edição 2005 é a inclusão do xadrez e do tênis de mesa na grade de atividades. As duas modalidades serão responsáveis pela vinda de 12 equipes – 60 jogadores de xadrez e 110 de tênis de mesa. No total, 3.000 atletas chegam em 64 delegações de doze estados brasileiros: Rondônia, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Pará e Paraíba, além de Brasília.

As apresentações de ginástica geral, neste ano, contam novamente com a participação de um grupo especial de mulheres. Cerca de 20 mulheres com idade entre 60 e 65 anos, que virão do Rio Grande do Norte, integrarão o grupo que representará a modalidade. A ginástica geral é desenvolvida especialmente para as apresentações, o lazer e o entretenimento, diferenciando-se dos esportes de competição. A atividade é reconhecida pela Federação Internacional de Ginástica e está ao lado das conhecidas ginástica artística, rítmica, aeróbica e trampolim.

Estrutura

Para a realização de um evento desse porte, sete locais sediarão as competições: ginásio do Tarumã, Centro de Capacitação Esportiva, onde a equipe brasileira de ginástica olímpica treina atualmente, Paraná Clube, Colégio Dom Bosco no bairro Ahu, Colégio Expoente no Água Verde, Praça Oswaldo Cruz e Colégio Medianeira. Desde o final de 2004, aproximadamente 130 pessoas de diversas áreas vêm trabalhando para garantir toda a organização do evento, estrutura de qualidade, e bons serviços de alimentação, hospedagem, entre outros.