O que será que vai acontecer hoje? Zandvoort recebe a segunda etapa do Campeonato Mundial de Turismo da FIA (WTCC), em duas corridas que vão dar a ?cara? da fase européia da categoria. Serão nove etapas (dezoito provas) seguidas no Velho Continente, de onde o WTCC só sairá em novembro, para a decisão em Macau. E as provas marcadas para as 9h05 e 12h35 (de Brasília) podem encerrar com o empate tríplice na liderança ou não.

Três pilotos empatados na primeira colocação de um campeonato mundial não é uma novidade, pois a Fórmula 1 tem, no momento, Lewis Hamilton, Fernando Alonso e Kimi Raikkonen na ponta. Mas o WTCC tem uma diferença até agora, a BMW dominou sem sustos, e os três líderes são exatamente os ?primeiros pilotos? da escuderia alemã: o alemão Jörg Müller, o inglês Andy Priaulx e o curitibano Augusto Farfus Júnior, o único brasileiro na categoria.

E se na F1 é praticamente certo que após o GP da Espanha, próximo domingo, haverá um líder absoluto, no Mundial de Turismo há maiores possibilidades de ser mantido o empate. Há, inclusive, a chance de repetição do que aconteceu em Curitiba: se um piloto da BMW ficar em segundo lugar nas duas corridas, e os outros ?trocarem de lugar? (quer dizer, um primeiro e um terceiro para cada), Farfus, Müller e Priaulx terminam a etapa com 32 pontos.

Adversário

Quem tenta se habilitar a disputar com os líderes e acabar com o pleno domínio da BMW é o português Tiago Monteiro, egresso da F1 e estreante do dia.