Começa a maior aventura “fora de estrada?? do Brasil

A décima edição do Rally Internacional dos Sertões começa hoje, com a disputa do prólogo e a largada promocional, em Goiânia (GO). Às 9h, em frente ao Shopping Flamboyant, quase 200 carros, caminhões e motos definem em circuito fechado a ordem de saída. Às 20h, acontece no mesmo local a largada promocional da prova, que reúne 214 inscritos, incluindo a categoria Expedition, que sai de São Paulo, hoje.

Segundo Marcos Ermírio de Moraes, diretor da Dunas Race, empresa organizadora da prova, o Sertões deste ano supera todos os recordes. São 1.100 pessoas envolvidas, entre pilotos, navegadores, equipes de apoio, organização e imprensa. “Só mecânicos inscritos são 436. Isto demonstra como será nossa área de box, que terá também 132 veículos de apoio”, afirmou ontem, já na capital de Goiás. As imagens e matérias da prova serão distribuídas para 25 países, além do Brasil.

Marcos Ermírio destacou também que a mudança da largada de São Paulo para Goiás facilitou a parte desportiva da prova. “Como a região tem uma densidade demográfica muito inferior a São Paulo, temos condições de realizar as especiais mais longas já no início da competição”, explicou. O diretor da Dunas afirmou também que o custo do Rally dos Sertões gira em torno de R$ 3 milhões, mas movimenta, contando os investimentos realizados pelas equipes e cidades envolvidas, cerca de R$ 20 milhões.

Neste ano, o desafio terá 4.400 km e atravessará cinco estados brasileiros. Os competidores enfrentarão o cerrado das trilhas em Goiás e Minas Gerais. A Caatinga no Piauí e na Bahia. E finalizam atravessando as restingas do Ceará. O rali termina no dia 2 de agosto em Fortaleza.

Solidariedade

Duas ações idealizadas pelos organizadores do Sertôes/2002 chamam a atenção. Uma será a distribuição de mais de 70 toneladas de alimentos durante o trajeto para as comunidades carentes dos locais por onde vai passar a prova. Além disso, um motor-home de assistência a saúde fará as trilhas e prestará servições de clínica geral, odontologia e ginecologia para a população local. “Não é muito, mas vamos fazer um pouco para ajudar essa população”, pondera Ermírio.

O Rally Internacional dos Sertões tem organização e promoção da Dunas Race e patrocínio do Banco Real ABN Amro Bank, Ipiranga e Governo de Goiás. O co-patrocínio é da Helibras, BF Goodrich, Hering, Governo do Ceará, Rádio Eldorado e Nera Telecommunications. O apoio é da Lico e StarOne. O Webventure (www.webventure.com.br) é o site oficial da competição. A supervisão da prova está a cargo do Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Mitsubishi terá monitoramento

O Rali dos Sertões deste ano contará com dois caminhões Mercedes-Benz e três automóveis Mitsubishi equipados com um sistema de rastreamento e comunicação via satélite. O acompanhamento dos veículos, que será feito por dois veículos de apoio, contará com a tecnologia de monitoramento e rastreamento desenvolvida pela parceria HP (Hewlett-Packard) e T-Systems, em conjunto com a DaimlerChrysler.

Além de possibilitar a localização dos veículos durante todo o trajeto, o sistema permite o monitoramento online, via internet, de parâmetros operacionais, como velocidade, pressão do óleo, temperatura e rotação do motor.

Voltar ao topo