A disputa dos judocas brasileiros pelas vagas para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, terá início nos dias 7 e 8 de fevereiro, quando quatro atletas do país participam do Grand Slam de Paris, na França. O Brasil será representado por Luciano Correa (até 100 kg), Sarah Menezes (até 48 kg), Ketleyn Quadros (até 57 kg) e Camila Minakawa (até 63 kg).

A competição vai dar 300 pontos no ranking mundial para o campeão de cada categoria. Neste novo ciclo olímpico, as regras para classificação aos Jogos foram alteradas e, agora, não é mais o país que garante a vaga e, sim, os atletas.

“A convocação da primeira equipe que vai representar o Brasil internacionalmente nesta temporada levou em conta os resultados recentes destes atletas. Infelizmente a equipe não pôde ser maior devido ao estágio de recuperação de alguns atletas, vetados pelo departamento médico”, disse Ney Wilson, coordenador técnico da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

De acordo com o planejamento da CBJ, após o Grand Slam de Paris, Luciano Correa segue para a Hungria, onde disputa a Copa do Mundo de Budapeste, enquanto o trio feminino participa da Copa do Mundo da Áustria.