Começa a decisão da Série B

São Paulo – Quatro equipes começam hoje a luta por duas vagas na 1.ª divisão do futebol brasileiro, com dois jogos às 16 horas. Grêmio, Portuguesa, Santa Cruz e Náutico iniciam a disputa do quadrangular final da Série B. A fórmula é a seguinte: todos os times jogam entre si, em turno e returno. Os dois melhores classificados voltam à Série A.

Em Porto Alegre, o Grêmio luta para recuperar prestígio no futebol brasileiro. Depois de uma campanha pífia na primeira divisão do ano passado, que culminou com o rebaixamento, a equipe se reestruturou, reformulou o time e agora é uma das fortes candidatas ao acesso. Inicia a fase final contra o Náutico, no Olímpico.

A grande esperança dos torcedores do Grêmio, que tem uma das melhores médias de público da Série B, é o jovem meia Ânderson. Depois de um período afastado do clube por servir a seleção brasileira Sub-17 no Mundial do Peru, ele está à disposição do técnico Mano Menezes.

O Náutico, que se classificou com facilidade para o quadrangular final, tenta surpreender. Não era cotado como favorito, mas depois da boa campanha na 2.ª fase, corre por fora e pode chegar.

A Portuguesa, fora da 1.ª divisão desde 2002, aposta no bom trabalho do técnico Giba, que assumiu o time no fim do Paulistão e conseguiu ?acordar? o elenco. Ao lado do Grêmio, é uma das equipes favoritas ao acesso. E hoje recebe o Santa Cruz, time que mais pontuou nas fases anteriores, foi o líder da classificação geral da 1.ª fase e do seu grupo na etapa anterior.

Sob o comando do técnico Givanildo Oliveira, o Santa Cruz tem em Carlinhos Bala e Reinaldo os principais nomes para tentar voltar à elite.

Nesta fase, caso haja empate em número de pontos, os critérios de desempate são os seguintes, pela ordem: maior número de vitórias na fase; maior saldo de gols na fase; maior número de gols pró na fase; confronto direto na fase (quando o empate ocorrer apenas entre dois clubes) e melhor índice técnico considerando-se a soma das fases anteriores com a atual.

Voltar ao topo