Comandante tricolor promete ficar entre os 8

O Paraná Clube já tem um novo comandante. Conforme o Paraná-Online antecipou com exclusividade no sábado, Alex Stival, o Cuca, será o responsável pela condução do Tricolor no campeonato brasileiro de 2003. O contrato, que vai até dezembro, foi assinado no final da noite de sexta-feira, mas Cuca só assume o comando quarta-feira, na reapresentação do elenco. O treinador está empolgado com a oportunidade de comandar, pela primeira vez em sua carreira, uma equipe na disputa da primeira divisão do futebol brasileiro.

Nesta entrevista à Tribuna, ele fala do que espera da nova empreitada em sua carreira, iniciada em 98, no Uberlândia.

Paraná-Online

– O que mais o atraiu para aceitar o convite da diretoria paranista?

Cuca

– O fato do Paraná Clube disputar a primeira divisão do campeonato brasileiro é algo atraente, uma excelente oportunidade. Com o empenho de todos, tenho fé que faremos um bom trabalho, que vai projetar a todos.

Paraná-Online

– Isso quer dizer que você projeta algo mais do que manter a equipe na elite do futebol nacional?

Cuca

Certamente. A minha única promessa é trabalhar muito, com empenho e dedicação total. Mas não posso esconder que não aceitamos essa história de lutar para não cair. Vamos brigar para ficar entre os oito melhores e garantir uma vaga no Sul-americano (torneio promovido pela Conmebol). Para isso, vou enfatizar a união do grupo em torno do objetivo. Quero ter o grupo debaixo dos braços, começando pela comissão técnica, com o Omar Feitosa (auxiliar), o Saulo (preparador de atacantes), o Fabiano Rosenau (preparador físico) e o Júlio César (preparador de goleiros).

Paraná-Online

– O Paraná Clube brigou para não cair para a segunda divisão do estadual até a última rodada. O que fazer para que isso não se repita no nacional?

Cuca

Para podermos brigar para ficar entre os oito, certamente teremos que modificar algumas coisas. É flagrante que o Paraná tem algumas carências e vamos, dentro do possível, saná-las. A partir de quarta vamos nos reunir com a diretoria para começar a trabalhar em cima de uma lista de possíveis reforços.

Paraná-Online

– Se alguns reforços vão chegar, alguns atletas vão ter que sair.

Cuca

O ideal é trabalhar com um elenco de 25 jogadores, projetando em média um desfalque de três atletas a cada rodada, por contusão ou suspensão. Um grupo menor fica mais coeso e não há espaço para desânimo. o Paraná tem hoje 32 jogadores. Se contratarmos quatro, ficaremos com 36. Não tem como usar todos.

Paraná-Online

– O que você conhece do elenco paranista?

Cuca

Alguns atletas vi atuar na Copa Sul-Minas do ano passado, quando estava no comando do Criciúma. Este ano, tive a oportunidade de assistir a alguns jogos. É uma equipe jovem, mas que tem revelado bons valores, fruto do projeto do clube de valorizar novos talentos.

Paraná-Online

– O Paraná não teve um esquema tático específico no estadual. O que você pretende nesse aspecto?

Cuca

– Uma equipe precisa ter um esquema pré-determinado. Gosto do 3-5-2, mas isso não impede que tenhamos alternativas para modificar o modo de jogar no decorrer das partidas, seja para neutralizar o adversário ou para sair da marcação.

Voltar ao topo