Com títulos conquistados, Corinthians domina o interior

Se em Curitiba o domínio ainda é da dupla Atletiba e o Corinthians, embora venha em uma crescente, ainda segue atrás do Trio de Ferro, no interior paranaense o clube paulista só aumenta sua preferência entre os torcedores. De acordo com um outro levantamento realizado pela Paraná Pesquisa, com 113.962 pessoas, de 70 cidades diferentes, entre janeiro e novembro de 2012, o Timão conta com 15,77% dos torcedores, mais que o dobro do Atlético, equipe paranaense mais bem colocada, que conta com 7,72% dos torcedores.

Se já não bastasse o alto número de torcedores, a preferência pelo Corinthians só cresce. Em 2008, o time já liderava este ranking, mas contava com “apenas” 12,45%. O motivo para este índice se deve aos títulos do clube. Nestes cinco anos, foram um Mundial, uma Libertadores, um Campeonato Brasileiro, uma Copa do Brasil, uma Série B e um Paulista.

Mas não foi só o Corinthians que cresceu neste período. São Paulo e Santos também aumentaram seus torcedores no interior. O tricolor passou de 6,51% para 7,12% e, devido à margem de erro da pesquisa ser de apenas 0,5%, empatou tecnicamente no segundo lugar com o Furacão e o Palmeiras, que caiu de 7,59% para 7,34%. Já a equipe de Neymar pulou de 4,30% para 5,28%.

O Flamengo também ganhou mais adeptos no Paraná. Em 2008, o rubro-negro carioca era o preferido de 6,24% dos torcedores. Em 2012, subiu para 6,69%, empatando tecnicamente com o Coritiba no quinto lugar.

Além deles, Internacional e Grêmio também ganharam mais torcida, muito por causa de regiões que têm afinidades com o Rio Grande do Sul, como Cascavel, assim como o Vasco, que conta com a quinta maior torcida do Brasil.

Da mesma maneira que aconteceu com o Corinthians, o aumento pela preferência destes clubes também se reflete em títulos. O Inter foi campeão da Libertadores em 2010, o Santos, além do efeito Neymar, também faturou uma Libertadores, uma Copa do Brasil, uma Recopa e três paulistas neste período e o Flamengo levou o Brasileirão em 2009. Porém, a influência paulista no interior paranaense faz com que o Timão tenha um crescimento maior em relação aos rivais.