Giro pelo interior

Com Paulo Baier no comando, Toledo quer evitar susto em 2018

Paulo Baier terá a primeira oportunidade como técnico. Foto: Albert Egon/M4S

Depois de um 2017 ruim, quando quase foi rebaixado no Campeonato Paranaense, o Toledo quer surpreender em 2018. Para isso, o primeiro passo foi a contratação do ex-jogador Paulo Baier como treinador. Desde junho o clube já tinha acertado com o o técnico, que começou os trabalhos da pré-temporada no último dia 4.

No Estadual, o Porco só não foi rebaixado porque o J. Malucelli foi punido com a perda de 16 pontos pela escalação irregular do atacante Getterson. Com isso, O Toledo ficou na 10ª posição, com os mesmos oito pontos do 11º, o PSTC, que foi rebaixado.

Este ano, com Paulo Baier no comando técnico, o objetivo é ir bem mais longe. “Nosso objetivo principal é conseguir uma das vagas para a Série D do Brasileirão”, disse o diretor de marketing do clube, Albert Egon, em entrevista à Tribuna do Paraná.

Confira a preparação dos times do interior para o Paranaense

Aposentado desde o final de 2016, Baier quer estrear como treinador no Porco e tentar fazer uma campanha melhor no próximo ano, mas coloca mais pés no chão. “Foi bem complicado, foi bem difícil, o torcedor está meio desmotivado e queremos tentar trazê-lo de volta ao estádio. O objetivo é tentar fazer uma campanha melhor para quem sabe classificar, mas a gente sabe que é difícil”, afirmou ele, em entrevista à Tribuna do Paraná.

Toledo já está treinando desde o começo de dezembro. Foto: Albert Egon/M4S
Toledo já está treinando desde o começo de dezembro. Foto: Albert Egon/M4S

O acerto com o Toledo foi rápido. Por meio de um amigo em comum do presidente do clube, Carlos Dulaba, e do treinador, o dirigente ficou sabendo da vontade do ex-jogador em começar a carreira como técnico. Aí, o convidou para conhecer as instalações do clube. A primeira reunião aconteceu em 12 de junho e no dia 13 já foi anunciado. Para o estreante, que passou dois anos se preparando para ser treinador, é o lugar ideal. “Gostei muito da cidade, do Toledo, do CT. Foi tudo ideal para eu iniciar”, comentou.

Em fevereiro, ele chegou a ser anunciado como treinador do Panambi, time da divisão de acesso do futebol gaúcho, mas desistiu da oportunidade no dia seguinte. Na ocasião, o clube passava por disputa política, o que afastou o interesse do ex-meia.

O elenco do Toledo é formado por 34 jogadores, sendo que 14 deles disputaram a Taça FPF sub-23 neste ano. Das contratações, alguns atletas foram indicação de Paulo Baier e da comissão técnica. Chegam ao clube o volante Bruno Bêra, que estava no Bangu, e os zagueiros Renan Dutra, que passou pelo Sampeio Corrêa, e Eduardo, que estava no São Caetano, o lateral Eduardo, ex-São Luiz, e o meia Lucas Pará, revelado pelo Paraná Clube e que jogou pelo Cianorte em 2017.

Além deles, o grande destaque é o meia Ferreira, que chegou de empréstimo do Grêmio e foi um pedido feito pessoalmente por Baier ao técnico gremista, Renato Gaúcho.

Nesta sexta-feira (29), a equipe fará um amistoso contra o 3 de Febrero, do Paraguai, visando a preparação para o Paranaense.