Com novo asfalto, Tarumã volta a receber Stock Car

Viamão – Em meio às comemorações de seus 25 anos, a Stock Car V8 volta ao circuito gaúcho de Tarumã a partir de hoje, quando serão realizadas as primeiras sessões de treinos oficiais da terceira etapa. É o reencontro com o circuito que sediou a prova inaugural em 1979.

A categoria não se apresentava na pista desde 2001. Naquela oportunidade, Paulo Gomes e seu companheiro na Equipe Repsol, David Muffato, conquistaram uma dobradinha cujo brilho não foi reduzido nem mesmo pelo boicote promovido por diversos pilotos, insatisfeitos com as condições de segurança do autódromo.

Três anos depois, pilotos e equipes encontraram um asfalto renovado em substituição à pavimentação original de 1970. Novas barreiras de pneus foram instaladas nos pontos mais perigosos do traçado, como a Curva 1, localizada no final da reta dos boxes. Pilotos e engenheiros fizeram o reconhecimento do novo piso. “Aparentemente, a aderência melhorou e o consumo de pneus deve ser menor”, avaliou Ereneu Boettger, chefe da Equipe Repsol. Antes da reforma, o asfalto de Tarumã era conhecido pelo elevado desgaste que provocava nos pneus.

Na última vez em que a Stock Car passou por Tarumã, construído no pequeno município de Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, Paulo Gomes conquistou a pole com o tempo de 1min09s187, à média horária de 156,93 km. A corrida, no entanto, foi apenas a segunda da era dos motores V8. A tendência é que essa marca já seja derrubada amanhã, embora as equipes estejam preparadas para uma releitura completa das regulagens conhecidas. “Mudou o asfalto, mudou a carroceria, mudaram os pneus e até o motor é mais moderno e forte. Por isso, o que valeu naqueles dias não serve para mais nada”, explicou Boesel.

Boesel e David Muffato chegaram ontem à tarde a Tarumã e também percorreram o circuito. Ambos correm atrás de um resultado mais animador que os das duas primeiras etapas, quando o 6.º lugar de Boesel na recente prova de Interlagos foi o que de melhor a atual equipe campeã obteve. Boesel e Muffato, no entanto, têm boas recordações da pista. Foi aqui que Boesel ganhou sua primeira prova na Stock Car, em 1979, e onde Muffato subiu ao pódio com o 2.º lugar logo em sua segunda participação na V8, vindo da Stock Car Light.

Muffato preocupa-se com o acerto

O atual campeão brasileiro de Stock Car, o paranaense David Muffato, da equipe Repsol/Auto Vidros Cascavel/Bom Bril, inicia hoje sua participação na terceira etapa do Campeonato Brasileiro da atual temporada, preocupado mais com os acertos do carro para a corrida de domingo. Muffato explica que durante os dois treinos livres de amanhã, sua preocupação será andar o maior tempo possível, buscando acertos para a corrida, sem se preocupar com o treino classificatório.

“Já conversei com o Erineo e vamos andar bastante nos treinos de amanhã (hoje). Tínhamos um acerto muito bom para Tarumã, mas com o recapeamento da pista isto muda tudo. Tenho que sair do zero. Será como se estivéssemos inaugurando um autódromo. Todos partirão do zero e quem conseguir um bom acerto para a corrida, terá dado importante passo para a vitória”, afirma David Muffato.

David Muffato também argumenta que na etapa de Tarumã irá correr atrás do líder Giuliano Losacco, que com as vitórias de Curitiba e São Paulo, está numa posição confortável no campeonato. “Comecei o campeonato com azar nas duas primeiras etapas, mas a partir de Tarumã tudo será diferente. Vamos brigar pelas primeiras colocações. É um traçado que gosto muito e na última corrida realizada na pista da capital gaúcha, nossa equipe fez dobradinha, com vitória do Paulo Gomes e eu fui o segundo colocado”, salienta David Muffato.

Todos na pista correndo contra Losacco

Viamão

– O piloto a ser batido é Giuliano Losacco, líder na classificação geral com 100% de aproveitamento. Primeiro colocado na prova de São Paulo, Losacco também ficou com a vitória na abertura da temporada, em Curitiba, após Cacá Bueno e Thiago Marques, da Petrobras-Action Power serem desclassificados com problemas na bomba de óleo da direção hidráulica.

“Gosto de Tarumã. A pista é muito veloz e não sei como o carro da Stock vai reagir. Conheço o traçado, pois participei das 12 Horas no ano passado, de corridas de Fórmula Chevrolet em 1995 e de Fórmula Uno em 1994”, disse Losacco, que venceu em 2003 a última etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance no circuito quando dividiu o volante do Protótipo MCR com o gaúcho Juliano Moro, Xandynho Negrão e Luiz Paternostro.

O piloto mais jovem da categoria, Thiago Camilo, de 19 anos, subiu ao pódio pela primeira vez na última corrida em São Paulo e ocupa a segunda colocação na classificação geral com 27 pontos. Antonio Jorge Neto é o terceiro com 24 pontos. “Tenho boas lembranças da pista. Na minha temporada de estréia na Stock Car Light, em 2001, fiz uma prova em Tarumã e venci. A expectativa é boa. O meu chefe de equipe, Mauro Vogel, disse que tem um bom acerto para o traçado”, disse Camilo.

Inaugurado em 1971, o Autódromo de Tarumã tem 3.016 metros e faz parte da história da Stock Car. No dia 22 de abril de 1979 a pista recebeu a primeira prova daquela que alguns anos depois seria a mais badalada categoria do automobilismo brasileiro. Largaram 19 Opalas e José Carlos Palhares, o Capeta, fez a pole. A vitória ficou com Affonso Giaffone, hoje proprietário da Giaffone Motorsports, com Palhares em segundo e Raul Boesel, que ainda participa da categoria, em terceiro. Ingo Hoffmann, que competiu em todas as temporadas da Stock Car, é o maior ganhador na pista gaúcha com oito vitórias.

Esta será a primeira vez no ano que a categoria não terá a Stock Car V8 Light, que agora só retorna no dia 6 de junho em Jacarepaguá, Rio de Janeiro.

Voltar ao topo