Com gol de Paulo Henrique Lima nos minutos finais, o Santos derrotou o Sport por 1 a 0, na noite deste sábado, na Vila Belmiro, pela nona rodada do Brasileirão.

continua após a publicidade

O resultado foi um alívio para o time – em especial para o técnico Vágner Mancini – pois recolocou o Santos entre os melhores do campeonato, com 13 pontos, próximo do G-4, e ainda afastou a crise que já rondava a Vila, após a confusão envolvendo Neymar e Fabiano Eller.

Já o Sport, que segue sem vencer como visitante, continua com oito pontos e pode terminar a rodada na zona de rebaixamento. Na próxima rodada, o Santos enfrenta o Vitória, no Barradão, no domingo. No mesmo dia, o Sport recebe o Goiás, na Ilha do Retiro.

JOGO – Pressionado pela necessidade de um bom resultado, a fim de esfriar um pouco o clima na Vila Belmiro, o Santos passou o tempo todo em cima do Sport, apesar do esquema inicial do técnico Vágner Mancini ser um tanto cauteloso, apenas com Kléber Pereira no ataque.

continua após a publicidade

Com uma formação também bastante defensiva com três zagueiros (Igor, César e Durval) e apenas Weldon na frente (que foi expulso aos 14 do segundo tempo), o Sport jogou apostando nos contra-ataques, ou pelo menos tentou garantir um empate, o que já seria suficiente para afastar o time da zona de rebaixamento.

A única chance clara do Sport aconteceu aos 29 da segunda etapa, exatamente num contra-ataque, quando Fabiano recebeu na entrada da área. Ele avançou em velocidade e tocou rente à trave esquerda de Douglas, na saída do goleiro santista.

continua após a publicidade

Após a expulsão de Weldon, o Santos mudou drasticamente sua formação, com a entrada do meia Molina no lugar do zagueiro Domingos – no intervalo, o atacante Neymar já havia entrado na vaga do meia Robson.

Já na base do desespero, aos 41, o Santos finalmente desafogou a torcida. Madson levantou na área e encontrou Neymar livre (mas impedido). O atacante tentou chutar para o gol, mas errou a batida e acabou ajeitando para Paulo Henrique Lima desviar e dar a primeira vitória ao Santos desde que o time venceu os reservas do Corinthians, dia 31 de maio.

Ficha Técnica:

Santos 1 x 0 Sport

Santos – Douglas; Wagner Diniz, Domingos (Molina), Fabão e Léo (Roni); Roberto Brum, Rodrigo Souto, Madson, Paulo Henrique Lima e Robson (Neymar); Kléber Pereira. Técnico: Vágner Mancini.

Sport – Magrão; Igor, César e Durval; Élder Granja, Hamilton, Fabiano, Sandro Goiano, Hugo (Vandinho) e Dutra; Weldon. Técnico: Émerson Leão.

Gol – Paulo Henrique Lima, aos 41 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos – Molina, Léo, Roberto Brum, Neymar (Santos); Igor, Hamilton e Dutra (Sport).

Cartões vermelhos – Weldon (Sport).

Árbitro – Alício Pena Junior (MG).

Renda – R$ 111.690,00.

Público – 7.035 pagantes.

Local – Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP).