No confronto de dois times que aspiram o título do Campeonato Brasileiro, mas que estão com a cabeça na Copa Libertadores, um gol contra fez com que o Palmeiras vencesse o Grêmio por 1 a 0, neste sábado, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, e se aproximasse do time gaúcho na briga para perseguir o líder Corinthians, “ajudado” pelo seu rival.

continua após a publicidade

Com o resultado, os palmeirenses chegaram aos 19 pontos, três a menos que os gremistas. O Corinthians, com 26, joga neste domingo diante do Botafogo, no estádio Itaquerão, também em São Paulo, e pode aumentar a sua vantagem na primeira colocação.

continua após a publicidade

Preocupados com os jogos fora de casa no meio da semana, pela rodada de ida das oitavas de final da Libertadores, os dois treinadores escalaram formações quase toda reserva. O Palmeiras joga nesta quarta-feira contra o Barcelona, no Equador, e o Grêmio visita o Godoy Cruz, na Argentina, um dia antes.

continua após a publicidade

Apesar da falta de entrosamento e da qualidade técnica inferior se comparado aos times titulares, Palmeiras e Grêmio mostraram muita vontade. Em casa e apoiado pela torcida, coube ao alviverde a missão de ditar o ritmo da partida e assim o fez.

Zé Roberto e Michel Bastos no meio de campo e Keno na velocidade fizeram com que os mandantes tivessem o domínio da partida, mas faltou caprichar mais no último passe. Tanto que a única real oportunidade de gol saiu aos 40 minutos, quando Michel Bastos recebeu passe do colombiano Borja e chutou rasteiro, nas mãos do goleiro Leo.

Uma outra chance poderia ter ocorrido se o árbitro carioca Wagner do Nascimento Magalhães tivesse marcado o pênalti sobre Egídio. O juiz errou duplamente, pois ele acabou marcando uma falta fora da área (que não ocorreu) e não deu a penalidade em cima do lateral-esquerdo palmeirense.

O Grêmio pouco ou nada ameaçou o goleiro Fernando Prass no primeiro tempo. Nas poucas vezes em que foram exigidos, Luan e Juninho deram conta do recado e os atacantes gremistas quase não tocaram na bola.

No segundo tempo, o técnico Renato Gaúcho avançou a marcação e fez com que a sua equipe conseguisse ter mais a bola no pé. Assim como o Palmeiras, os gremistas também sofriam para acertar o gol. O treinador Cuca, então, mexeu no time e conseguiu voltar a ter o domínio da partida com as entradas de Willian, Róger Guedes e Raphael Veiga.

As alterações deram certo, por vias tortas, é verdade. Mas antes do gol, o Palmeiras levou um susto. Kaio aproveitou confusão na área, chutou e Egídio salvou em cima da linha. Pouco depois, o alívio. Aos 32 minutos, Raphael Veiga partiu em velocidade pela direita e cruzou rasteiro para a área. Machado, que havia acabado de entrar, foi tentar cortar e marcou gol contra. Leo ainda saltou na bola, mas não conseguiu evitar.

O gol não mudou o panorama da partida. O Grêmio continuava tentando se aventurar ao ataque, sem chutar ao gol, enquanto que o Palmeiras pegava a bola e tentava segurar o jogo pelas pontas. Deu certo e o time de Cuca vai subindo na tabela de classificação mesmo sem fazer uma grande atuação.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 1 x 0 GRÊMIO

PALMEIRAS – Fernando Prass; Mayke, Luan, Juninho e Egídio; Bruno Henrique, Zé Roberto, Michel Bastos (Raphael Veiga); Keno (Róger Guedes), Erik (Willian) e Borja. Técnico: Cuca.

GRÊMIO – Leo; Leonardo, Bressan, Rafael e Marcelo Oliveira; Jailson (Lima), Kaio e Lincoln (Machado); Fernandinho, Miller Bolaños (Nicolas Careca) e Everton. Técnico: Renato Gaúcho.

GOL – Machado (contra), aos 32 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Juninho, Borja e Raphael Veiga (Palmeiras); Bressan (Grêmio).

ÁRBITRO – Wagner do Nascimento Magalhães (Fifa/RJ).

RENDA – R$ 963.172,50.

PÚBLICO – 29.075 pagantes.

LOCAL – Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP).