Considerado o mais brasileiro dos times do leste europeu, o Shakhtar Donetsk conquistou neste sábado o segundo título consecutivo do Campeonato Ucraniano. O bi veio após a vitória por 2 a 0 sobre o rival caseiro, o Metallurg Donetsk, pela 28.ª e penúltima rodada do torneio.

A equipe que tem os brasileiros Luiz Adriano, Willian, Jadson, Douglas Costa, Fernandinho e Alex Teixeira, todos para o setor ofensivo, contou com um gol de um jogador do País para ficar com a taça. Foi Luiz Adriano quem abriu o placar na Don Bass Arena. Srna fez o segundo.

Em 20 anos de Campeonato Ucraniano – aquele país fazia antes parte da União Soviética -, o domínio de Shakhtar e Dínamo de Kiev é claro. O time da capital conquistou 13 títulos, enquanto a equipe de Donetsk chegou à sua sexta taça. O Dínamo ficou com o vice campeonato pela sétima vez – nunca terminou abaixo desta posição.

O Shakhtar conquistou, com o título, também a vaga direta na Liga dos Campeões, competição na qual foi até as quartas de final nesta temporada. O Dínamo precisa antes passar pela fase eliminatória.