A belga Kim Clijsters pôs fim nesta terça-feira ao seu sonho de chegar ao tricampeonato do Torneio de Indian Wells, nos EUA. Nesta tarde, ela havia vencido o primeiro set contra a francesa Marion Bartoli por 6/3 e perdia o segundo por 3/1 quando resolveu abandonar o jogo.

Campeã do torneio em 2003 e 2005, a belga acusou uma dor no ombro direito após o terceiro game do segundo set e pediu atendimento em quadra. Depois de perder o ponto seguinte, ela tentou dois saques, cometeu dupla falta e resolveu abandonar a partida.

Clijsters tem tomado analgésicos contra as dores no ombro desde antes do seu título no Aberto da Austrália, em janeiro. Ainda assim, chegou perto de tirar de Caroline Wozniacki a liderança do ranking mundial. A eliminação precoce da belga, porém, garante a manutenção da dinamarquesa no topo.

Bartoli agora encara Ana Ivanovic, que passou pela atual campeã, a também sérvia Jelena Jankovic, mais cedo. Mais decisiva, ela venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/2.

Jankovic só conseguiu converter um dos sete brake points que teve a seu favor e, assim, perdeu a chance de vingar a eliminação nas semifinais de Indian Wells em 2008, quando Ivanovic acabou depois campeã.