O sábado foi de domínio total dos carros da Penske no circuito de Barber, nos Estados Unidos. Melhor para Helio Castroneves, que conseguiu fazer a pole para a etapa do Alabama da temporada de 2015 da Fórmula Indy. Com o tempo de 1min07s193, o piloto brasileiro ficou pouco menos de 0s2 na frente do australiano Will Power, seu companheiro de equipe, que fez 1min07s383.

Esta é a 43.ª pole de Helio Castroneves na Fórmula Indy. Pela segunda vez na carreira, o piloto brasileiro larga em primeiro no Alabama – a outra foi 2012. Nesta temporada, após a realização de 3 das 16 etapas previstas, Helinho ocupa a vice-liderança com 116 pontos, apenas três a menos que o colombiano Juan Pablo Montoya, que neste domingo largará da 15.ª colocação.

O domínio da Penske no Alabama teve também a conquista do terceiro lugar no grid de largada. O francês Simon Pagenaud foi o terceiro, com o neozelandês Scott Dixon ficando em quarto, o norte-americano Josef Newgarden em quinto e o brasileiro Tony Kanaan, da equipe Ganassi, aparecendo no sexto posto com o tempo de 1min07s943.

Já a equipe Andretti teve um péssimo desempenho neste sábado. Vencedora das edições 2013 e 2014 da prova com o norte-americano Ryan Hunter-Reay, a escuderia viu seus três pilotos caindo ainda na primeira fase da classificação. O melhor é Marco Andretti, que sairá da 13.ª posição.