Com Bellucci, Brasil perde primeira partida na Davis

O Brasil perdeu a primeira partida no confronto com a Croácia, por uma vaga no Grupo Mundial da Copa Davis em 2009. Nesta sexta-feira, em Zadar, o paulista Thomaz Bellucci não resistiu a Mario Ancic, ex-top 10 do ranking da ATP e atual 31º colocado – perdeu por 3 sets a 0, com parciais de 6/2, 7/6 (7/4) e 7/6 (7/3).

Favorito, apesar de estar afastado do circuito há dois meses, Ancic se impôs logo no primeiro set, abrindo 4 a 0. O primeiro ponto de Bellucci só aconteceu no quinto game. Então, o croata só precisou confirmar o seus serviços para fechar em 6/2.

No segundo set, Bellucci voltou melhor e conseguiu equilibrar a partida. Melhor adaptado à quadra coberta de carpete, conseguiu uma quebra de serviço e cedeu outra, chegando à disputa do tie break. No desempate, Ancic foi melhor nos pontos decisivos e fez 2 a 0 na partida.

O terceiro set começou novamente com Ancic à frente, sem ser ameaçado. A situação permaneceu assim até o sétimo game, quando o brasileiro chegou a salvar um match point, enquanto sacava em desvantagem de 5 a 2. Depois de confirmar seu serviço, Bellucci quebrou o saque de Ancic e voltou a pontuar no saque, empatando a parcial em 5 a 5.

Nos games seguintes, ambos confirmaram seus serviços, e o set foi novamente para o tie break. Então, valeu mais uma vez a experiência de Ancic, que contou com erros do brasileiro para fechar o desempate em 7/3, encerrando a primeira partida.

No segundo jogo, o gigante Ivo Karlovic, de 2,08m, enfrenta Thiago Alves, novamente favorito. Dono de um dos saques mais poderosos do circuito, o croata lidera a estatística de aces da ATP neste ano, e deve aumentar seus números diante do brasileiro.