Com os resultados da última rodada da 2.ª fase do Estadual, o torcedor conheceu os três times que irão representar o Estado na disputa da Série C, a Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro, que tem início programado para 2 de julho. Com a vitória sobre o Cascavel – 3 a 2 – o Adap Galo de Maringá chegou aos 37 pontos e obteve a sua vaga, como o 5.º melhor classificado na 2.ª fase e clube do interior com maior pontuação exceto os times da capital – Atlético e Paraná, na Série A, e Coritiba,  na Série B do Nacional.

Com o empate diante do Rio Branco – 3 a 3 -, o Paranavaí carimbou a sua passagem à semifinal do Paranaense e também o direito de jogar a ?Terceirona?. Entretanto, na pontuação geral, o Vermelhinho somou 33 pontos, um a menos que o Cianorte – 34. A terceira vaga destinada ao Estado já tinha dono desde o ano passado: Roma Apucarana. A equipe foi a vencedora da Copa 100 Anos.

Curiosamente, a equipe de Apucarana terminou o Estadual na 15.ª colocação e caiu para a Divisão de Acesso -2.ª Divisão do Paranaense de 2008, mas por ter ganho a Copa 100 Anos, foi premiada também com uma vaga na Copa do Brasil do próximo ano. O Nacional, de Rolândia, foi a segunda equipe a ser rebaixada no Estadual.

A Federação Paranaense de Futebol é a 5.ª no ranking da CBF e por isso o Estado tem direito a três vagas na terceira divisão do Brasileirão.

Apesar do regulamento ser vago e promover interpretações variadas, para as vagas à Série C, vale a classificação obtida na segunda fase, conforme informou a FPF, na tarde de ontem.

Hoje a FPF tem agendada uma reunião com os quatro clubes semifinalistas para discutir um novo arbitral, no qual serão decididos assuntos pertinentes Ma 3.ª fase da competição, que começa no próximo domingo. Também será divulgada a escala dos jogos com datas, locais e arbitragem.