Com atuações brilhantes de Guerrero e Nico López, mas também falhas da sua defesa, o Internacional correu riscos de voltar a tropeçar em casa na Copa Libertadores, mas não decepcionou o torcedor que encheu o Beira-Rio. Nesta terça-feira, o time gaúcho derrotou o chileno Palestino por 3 a 2, pela quarta rodada do Grupo A, e já assegurou a passagem às oitavas de final.

continua após a publicidade

O triunfo levou o Inter aos dez pontos, na liderança da chave, contra quatro do segundo colocado Palestino. River Plate, com três, e Alianza Lima, com apenas um, completam o grupo e vão completar a rodada na quinta-feira, no Monumental de Nuñez, que estará com os portões fechados.

continua após a publicidade

A partida desta terça-feira lembrou o duelo da última quarta, quando o Inter abriu 2 a 0 sobre o River Plate e cedeu a igualdade. Foi, afinal, exatamente isso que aconteceu, após o time ter um início fulminante. Mas dessa vez a equipe gaúcha conseguiu marcar um terceiro gol para triunfar e passar de fase, mesmo tendo Guilherme Parede expulso.

continua após a publicidade

Para esse triunfo, pesaram os dois gols de Guerrero, que havia estreado no fim de semana também indo às redes, agora brilhando com a camisa do Inter na Libertadores e sob os olhares do técnico Ricardo Gareca, da seleção peruana, que esteve presente ao Beira-Rio. E Nico López foi o outro destaque do time ao dar três assistências, além de ter exibido ótimo entendimento com o centroavante.

O Inter agora volta as suas atenções para a final do Campeonato Gaúcho, sendo que o primeiro duelo com o Grêmio será domingo, no Beira-Rio. Pela Libertadores, o próximo compromisso será apenas em 24 de abril, em Lima, diante do Alianza.

O JOGO – O Inter não deu sossego ao Palestino no início da partida no Beira-Rio. Em busca da vitória que lhe garantiu antecipadamente nas oitavas de final, o time impôs uma blitz sobre o time chileno e abriu o placar aos dez minutos, quando Nico López fez cruzamento rasteiro para Patrick, que finalizou às redes.

A vantagem não fez o Inter tirar o pé. O time seguiu no campo de ataque, com a marcação agressiva e ampliou o placar aos 21 minutos diante de um adversário que parecia atordoado. Dessa vez, Nico López roubou a bola na esquerda e avançou até acionar Paolo Guerrero, que deu um drible seco no seu marcador e deslocou o goleiro adversário em seu chute.

Parecia um início de jogo perfeito, mas o Inter começou a sofrer com problemas, a começar pela perda de Rodrigo Dourado, lesionado – foi substituído por Rithely. E o time, que não manteve a intensidade inicial, ainda foi vazado aos 40 minutos, com o Palestino aproveitando falha de Marcelo Lomba. No lance, após cobrança de falta, Cuesta rebateu errado, Fernández subiu dividindo com Lomba e cabeceou. A bola acertou no travessão e o chileno aproveitou para empurrá-la às redes.

Para piorar a situação do Inter, a defesa voltou a vacilar no começo da etapa final. Aos dois minutos, Rosende foi lançado na ponta direita e cruzou na pequena área, onde Passerini se antecipou a Moledo na segunda trave e cabeceou para as redes.

O Inter não jogava bem e buscava pressionar o Palestino, mas de modo desorganizado. Só que aí Nico López e Guerrero apareceram novamente. Aos 20 minutos, o uruguaio fez cruzamento para o peruano ganhar disputa com Véjar e cabecear para as redes, recolocando o time em vantagem.

O placar era favorável, mas o Inter não teve muita tranquilidade até o fim do jogo, ainda mais que Guilherme Parede, que entrou durante o segundo tempo, foi expulso aos 35 minutos. Mas dessa vez o time conseguiu sustentar a vantagem, já assegurando a passagem às oitavas de final da Libertadores.

FICHA TÉCNICA:

INTERNACIONAL 3 X 2 PALESTINO

INTERNACIONAL – Marcelo Lomba; Zeca, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado (Rithely), Edenílson, Patrick (Guilherme Parede), D’Alessandro (Willian Pottker) e Nico López; Guerrero. Técnico: Odair Hellmann.

PALESTINO – Ignacio González; Soto, Alejandro González, Del Pino (Guerrero) e Véjar; Fernández, Farías, Rosende, Cortés e Jiménez; Passerini (Ahumada). Técnico: Ivo Basay.

GOLS – Patrick, aos dez, Guerrero, aos 21, e Fernández, aos 40 minutos do primeiro tempo; Passerini, aos dois, e Guerrero, aos 20 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO – Carlos Orbe (Fifa/Equador).

CARTÕES AMARELOS – Patrick e D’Alessandro (Internacional); Alejandro González, Del Pino, Guerrero e Ahumada (Palestino).

CARTÃO VERMELHO – Guilherme Parede (Internacional).

RENDA – R$ 1.836.545,00.

PÚBLICO – 38.469 pagantes (41.410 presentes).

LOCAL – Beira-Rio, em Porto Alegre (RS).