Qual brasileiro tem mais gols no Campeonato Espanhol? A resposta óbvia seria dizer Neymar. Mas é outro ex-santista, com passagem pelo São Paulo, que ocupa o posto. Willian José, da Real Sociedad, marcou 12 gols contra 10 do atleta do Barcelona. Restando duas rodadas para o fim da competição, ficar à frente do badalado craque da seleção é apenas uma das metas do atacante de 25 anos.

“Estou surpreendendo todo mundo. Ninguém esperava que eu tivesse mais gols do que o Neymar porque ele estava marcando muitos gols nos últimos anos. Estou com dois gols na frente dele, ainda temos dois jogos e espero que ele não faça mais nenhum e eu posso marcar mais uns dois para terminar a temporada bem”, comemorou o jogador, que retornar ao time neste domingo para enfrentar o Málaga, em San Sebastian, após se recuperar de lesão na coxa esquerda.

A equipe busca vaga na Liga Europa, o outro objetivo de Willian José no ano. Com 62 pontos, mesma pontuação do rival Athletic Bilbao, a Real Sociedad está na sétima colocação pelos critérios de desempate. O Villarreal soma 63 e é o quinto. Os três times brigam por dois lugares na competição europeia.

“Vamos brigar até a última partida. Temos totais condições de obter uma vaga, o time está muito bem na competição, fazendo uma bela temporada e todos esperamos conseguir esta classificação”, afirmou o atacante.

Independentemente do que acontecer, o brasileiro já tem motivos para comemorar. Depois de ser emprestado diversas vezes, a última para o Las Palmas, ele foi comprado pela Real Sociedad antes do início da temporada e deslanchou. As atuações despertaram o interesse do Everton, da Inglaterra, que poderia pagar até R$ 112 milhões para contratá-lo.

O tímido garoto de Porto Calvo, cidade alagoana que fica a 96 km da capital Maceió, admite que o futebol inglês o seduz, mas, por enquanto, está feliz em San Sebastian e na Real Sociedad, que o acolheu muito bem. “Estou feliz aqui. Encontrei tranquilidade para trabalhar, o que todo jogador necessita”.