Colombianos vão continuar no Atlético em 2008

Os três jogadores colombianos que fazem parte do elenco atleticano vão continuar defendendo as cores rubro-negras na temporada 2008. A informação foi confirmada pelo goleiro Julián Viáfara em entrevista concedida à imprensa colombiana durante o período de férias que desfruta em Cali, sua cidade natal. Ele revelou que se apresentará, juntamente com o volante Valencia e o meia-atacante Ferreira, no início de janeiro, para a pré-temporada no CT do Caju. Desta maneira as especulações sobre a possível transferência de algum dos colombianos ganha um ponto final.

Apesar do contato com outros clubes brasileiros, o trio preferiu selar um pacto e jogar pelo Furacão na próxima temporada. Na entrevista, Viáfara contou ter recebido proposta do Figueirense, enquanto Ferreira foi procurado pelo Fluminense e Valencia por outra equipe carioca. Entretanto, diante da boa receptividade e do entrosamento existente no Atlético, os colombianos optaram pela permanência no clube. Além disso, o arqueiro afirmou que tem a intenção de firmar-se no futebol brasileiro, o qual considerou de alto nível técnico.

Dificuldades

A forma de jogar de Viáfara inicialmente não agradou a torcida do Atlético e sua permanência como titular foi contestada. No entanto, o colombiano soube agarrar a oportunidade após a saída do goleiro Guilherme para o CSKA de Moscou e consolidar-se na meta rubro-negra. Das 19 partidas do returno do Brasileirão, atuou em 17 delas. Dos jogos que não participou, um foi por lesão e outro por opção técnica de Ney Franco. No último jogo do campeonato, o goleiro Vinícius ganhou a chance de jogar contra o São Paulo.

Viáfara contou aos seus conterrâneos que a adaptação foi bastante difícil no começo, pois o futebol praticado na Colômbia e no Brasil são bem diferentes e ele estava há sete meses sem jogar. No entanto, a vontade de vencer longe de seu país e a tranqüilidade foram fundamentais para que conquistasse a estabilidade no time e uma vaga para jogar. O goleiro disse estar contente no Atlético, assim como seus companheiros Valencia e Ferreira.

O volante caiu nas graças da torcida atleticana desde sua primeira apresentação. Demonstrando muita raça e disposição, Valencia é hoje titularíssimo no Furacão e seu futebol admirado por muitos. Ferreira, por sua vez, carrega consigo o status de craque e tem seu nome gritado pela massa rubro-negra toda vez que pisa no gramado da Arena da Baixada.

Mais um zagueiro

O plantel rubro-negro é constituído por nada menos que oito zagueiros e, mesmo assim, a diretoria anunciou ontem a contratação de mais um defensor. Trata-se de Leandro Rosa Souza, 21 anos.

O jogador atuou no Joinville (SC) neste ano e, de acordo com as informações do site do clube catarinense, tem como principais qualidades a marcação forte e desarmes. A boa estatura (1,87m) e o cabeceio fizeram com que se destacasse nas categorias de base do JEC, ganhando o apelido de ?zagueiro-artilheiro?. O jogador afirmou que atuar no Atlético é a chance que muitos atletas esperam e que vai se dedicar ao máximo para conquistar uma vaga no time titular. ?Conheço o time, os jogadores e acompanhei alguns jogos. Acho que é uma equipe forte e com totais condições de brigar por títulos?, revelou.

A concorrência para Leandro não será nada fácil, porque o trio titular atleticano (Rhodolfo, Antônio Carlos e Danilo) terminou o Brasileirão demonstrando bom entrosamento e segurança. Além deles ainda compõem o elenco os zagueiros Rogério Correa, Alex Fraga, Gustavo, Rafael Santos e João Leonardo. Com a chegada de mais um defensor alguns desses nomes não devem emplacar em 2008.

Voltar ao topo