Colômbia bate Equador e segue na luta por vaga na Copa

A Colômbia conseguiu o resultado que precisava neste sábado para continuar na briga por uma vaga à Copa do Mundo de 2010. Jogando em Medellín, a seleção colombiana enfrentou um rival direto pelas quatro vagas disponíveis nas Eliminatórias e mais a que leva à repescagem – contra o quarto colocado da Concacaf (Américas do Norte e Central e Caribe). Diante do Equador, os colombianos marcaram dois gols no fim e venceram por 2 a 0.

A vitória deixou a Colômbia na quinta posição, com 20 pontos, ultrapassando justamente o Equador, que caiu para sexto, com a mesma pontuação. Os colombianos ainda foram beneficiados pela derrota inesperada do Uruguai para o lanterna Peru – em Lima, os anfitriões venceram por 1 a 0 e deixaram os uruguaios na sétima posição, com 18 pontos. A Colômbia, porém, pode perder a quinta colocação caso a Venezuela vença o Chile, em Santiago, ainda neste sábado.

Com o Estádio Atanasio Girardot praticamente lotado em Medellín, os donos da casa foram para cima desde o início. No primeiro tempo, chegaram a perder duas boas chances com Gutierrez. Além da falta de pontaria do ataque colombiano, o goleiro Cevallos, que joga pela LDU, também tinha grande atuação e evitou a derrota do Equador na etapa inicial. No segundo tempo, ele seguiu bem, fez boas defesas, mas foi vencido no final do jogo.

Logo no início da etapa final, os equatorianos perderam Palacios, que tentou simular uma penalidade e foi expulso. Mesmo assim, o jogo ficou equilibrado. Aos 36 minutos, porém, Moreno fez passe enfiado para Martínez e o meia tocou na saída de Cevallos, abrindo o placar. Empolgada, a Colômbia seguiu pressionando e marcou o segundo já nos acréscimos. Novamente Moreno fez jogada individual e serviu Gutierrez, que só empurrou para as redes.

Pela próxima rodada das Eliminatórias, a Colômbia terá outro confronto decisivo. Na quarta-feira, vai a Montevidéu encarar o Uruguai. Já o Equador vai precisar vencer fora de casa se quiser a reabilitação. Também na quarta, os equatorianos enfrentam a Bolívia em La Paz.

Ficha Técnica:

Colômbia 2 x 0 Equador

Colômbia – Agustin Julio; Perea, Ivan Cordoba, Yepes e Armero; Vargas (Viafara), Guarin, Zuniga (Martínez) e Moreno; Falcao Garcia (Hernandez) e Gutierrez. Técnico: Eduardo Lara.

Equador – Cevallos; Ayovi, Hurtado, Espinoza e Reasco; Castillo, Nboa, Mendez (Montero) e Valencia; Benitez e Tenorio (Palacios). Técnico: Sixto Vizuete.

Gols – Martínez, aos 36, e Gutierrez, aos 48 minutos do segundo tempo.

Arbitro – Sergio Pezzota (Argentina).

Cartões amarelos – Yepes (Colômbia); Reasco (Equador).

Cartão vermelho – Palacios (Equador).

Renda e público – Não disponíveis.

Local – Estádio Atanasio Girardot, em Medellín (Colômbia).

Voltar ao topo