A menos de cinco meses da escolha das sedes da Copa de 2014, o Paraná dá posse ao colegiado que tentará garantir jogos em Curitiba. O Comitê Executivo para Assuntos da Copa do Mundo de 2014 já vem se reunindo há algumas semanas, mas será formalizado amanhã, às 10h30, no Palácio das Araucárias.

A cerimônia de posse será coordenada pelo vice-governador Orlando Pessuti, e terá apresentações do secretário do Turismo do Paraná, Celso Caron, e de Suzana da Costa Andrade, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), sobre a etapa atual dos trabalhos.

No mesmo dia, a chefia do comitê tem evento importante. Às 17 horas, o grupo entrega ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, o termo de compromisso para que o Paraná venha a ser uma das sedes da Copa do Mundo.

O encontro será na sede da CBF, no Rio de Janeiro. A comitiva paranaense terá Orlando Pessuti, na condição de governador em exercício, o prefeito Beto Richa, o vice-prefeito Luciano Ducci, o secretário estadual de Turismo, Celso Caron, o secretário municipal de Turismo, Luis Carvalho, o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Augusto Canto Neto, o presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Cury, e o presidente do Conselho Gestor do Atlético, Mário Celso Petraglia.

O último prazo para apresentação do termo de compromisso é 11 de novembro, mas o Paraná está antecipando a entrega. Nele, o governo do estado, Prefeitura e Atlético assumem o compromisso de realizarem uma série de obras e medidas necessárias para que Curitiba seja uma das sedes do Mundial. O anúncio das subsedes acontece em março de 2009.

Nos dias 4 e 5 de novembro, Pessuti pretende reunir-se em Brasília com a bancada paranaense no Senado e na Câmara Federal para criar um lobby parlamentar em favor da Copa em Curitiba.